Mateus Solano e Miguel Thiré em Estrela, município de Lisboa /Foto: arquivo pessoal
Mateus Solano, que estreia “O figurante”, seu primeiro solo, dia 19 de julho, no Teatro Fashion Mall, partiu para Portugal só para ensaiar, já que o diretor da peça, Miguel Thiré, está morando em Estrela, no município de Lisboa. Perto da estreia, os dois voltam juntos para o Rio. “Somos um animal que cria histórias para viver e um mundo para acreditar. Na ânsia de fazer parte desse mundo, acabamos por nos afastar de nós mesmos a ponto de não saber se somos protagonistas ou figurantes de nossa própria história”, diz Mateus. E a gente completa: não que a posição rebaixe ou enalteça, até porque, em alguns momentos da vida, todo mundo pode ser um figurante.
A peça não deixa de ser sobre todos os figurantes de todos os segmentos da sociedade — os invisibilizados, que nem sempre se percebem apagados dentro de um coletivo, seja ele profissional, seja pessoal.
Miguel e Mateus já viveram outros sucessos juntos, como em “Selfie”, espetáculo que lotou os teatros do Rio e de São Paulo entre 2014 e 2016. A dramaturgia é da dupla, em parceria inédita com Isabel Teixeira, par recente de Mateus na novela “Elas por Elas” (TV Globo), coautora do texto.