A Câmara Municipal do Rio começou o processo para adquirir energia limpa e renovável, como a eólica e a solar, por meio do chamado mercado livre de energia (em que consumidores podem comprar energia diretamente do fornecedor e garantir uma economia significativa). A ação tem o apoio do projeto “Rio de Energia Verde”, da Prefeitura, que já abastece diversos prédios públicos municipais com o uso de fontes renováveis por meio desse mercado, e colocaram a cidade do Rio como pioneira nesse tema.
Desde o início de 2004, o Legislativo carioca tem uma Coordenadoria de Sustentabilidade para intensificar as medidas de boas práticas. “Fomos o primeiro prédio público do país a conquistar a certificação Lixo Zero, e a criação desta Coordenadoria representa a continuidade do nosso compromisso”, diz Carlo Caiado, presidente da Câmara.
A certificação do Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara, foi o primeiro prédio público a ter o selo de reconhecimento, em 2022, e no ano passado, teve 91,3% da destinação correta dos lixos recicláveis, orgânicos e especiais.