Nesta quarta (19/06), Chico Buarque entra para o clube oitentões da MPB, com Gilberto Gil, Milton Nascimento e Caetano Veloso. O Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) fez um levantamento para saber quais as canções do artista que o Brasil mais ouviu nos últimos cinco anos.
“Iolanda”, em parceria com o cubano Pablo Milanés, foi a campeã, seguida de “A banda” e “João e Maria”. Já entre as mais regravadas, a liderança ficou com “Gente Humilde”, em parceria com Vinicius de Moraes e Garoto.
E quem mais gravou os sucessos do artista foram, em ordem, Maria Bethânia, Edu Lobo, Magro Waghabi, Miltinho e Aquiles Rique Reis; os três últimos fizeram parte do grupo MPB4.
Sobre “Iolanda”: segundo relatos, quando a produtora Yolanda, mulher de Pablo Milanés, estava no parto da primeira filha, o marido se apresentava em shows fora de Cuba. E por estar com saudade da mulher e longe, num dia tão especial, escreveu uma das músicas mais românticas de todos os tempos.
Em viagem a Cuba, para participar como jurado de um festival literário, Chico Buarque conheceu Pablo. Ficaram muito amigos, fizeram trabalhos juntos, e Chico cantou a versão em português “Iolanda” (com “i” mesmo), gravada também por Ney Matogrosso, Eduardo Costa e até pela dupla sertaneja Christian & Ralph, mas a versão mais conhecida é com Simone.
Buarque tem 537 obras musicais e 1.302 gravações cadastradas na gestão coletiva da música no Brasil.