Os relógios digitais das ruas serão reformados e 30% deles terão medidores de umidade do ar. A Prefeitura vai também contratar uma empresa para instalar 202 novos aparelhos e reformar os já existentes, instalando também os sensores. A umidade do ar é um fator climático importante, que afeta diretamente o bem-estar e pode desencadear uma série de problemas respiratórios.
A medida serve de alerta, especialmente em casos de baixa umidade, e poderá ajudar a população a se proteger, evitando exercícios físicos e trabalhos ao ar livre e se hidratando com muita água. Recentemente, os cariocas sentiram esse efeito quando a cidade passou por uma onda de calor, com quase 20 dias sem chuvas.
Além disso, dentro do mesmo processo licitatório aberto pela Prefeitura, será contratada uma empresa para construir mais de 1.800 abrigos de ônibus, sendo que, em 20% deles, haverá um sistema de segurança com câmeras e um botão a ser acionado em caso de emergência. Esses botões alertarão uma equipe no centro de controle da empresa, que analisará as imagens em tempo real. Caso necessário, as forças de segurança serão acionadas imediatamente. Sistema parecido já funciona em paradas estratégicas do VLT, no Centro.