A turma do Beco das Garrafas, berço da Bossa Nova em Copacabana, decidiu se unir para reviver a época de ouro de seus bares e casas de show, por onde passaram os maiores nomes da MPB, jazz e Bossa Nova. Nesta quinta (23/05), às 11h, moradores, músicos e amigos do Beco, como o percussionista Chico Batera, os pianistas Renan Francionne e Deborah Levy e a produtora Memeca Moscovich e o cantor e compositor Mu Chebabi, vão lançar uma campanha de revitalização e conscientização sobre os problemas nos arredores da Rua Duvivier.
Os organizadores vão levar faixas e cartazes para exigir mais iluminação e segurança para os frequentadores, com o objetivo de recuperar a área e mostrar que a Bossa Nova é atemporal, dando oportunidade a novos talentos. Como a região abriga vários hotéis, os idealizadores da campanha pretendem convencer os empresários de hotéis de que investir no Beco é promover não apenas a cultura local, mas também o turismo.
Nomeado por Sérgio Porto, o Beco das Garrafas é ponto conhecido da boemia desde o início dos anos 1960, com boates históricas, como a Ma Griffe e o Bacará. Muita gente boa passou pelos bares dali, por exemplo, Sérgio Mendes, Elis Regina, Luiz Eça, Luís Carlos Vinhas, Salvador e Tenório Jr., Raul de Souza e outros.
Depois de anos de abandono, em 2014 a produtora Amanda Bravo e o empresário Sérgio de Martino fizeram algumas reformas, mas agora os organizadores pedem ação do Poder Público.