Não precisa olhar de lupa pra ver os grandes problemas da segurança pública no Rio. Quer fazer qualquer reunião ferver? Puxa esse assunto. O Grupo Lide reuniu empresários, nesta sexta (24/05), no Fairmont, em Copacabana, para ouvir Victor Santos, secretário de Segurança do estado, que assumiu a pasta há pouco tempo.
Victor mostrou os números, digamos, favoráveis no turismo e na economia fluminense — um dos destaques da estatística é a redução de mortes por agentes do Estado e roubos de cargas, com 50% e 51%, respectivamente, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), sobre o primeiro quadrimestre deste ano, comparado ao mesmo período do ano anterior. “O foco principal do nosso trabalho é transformar os dados positivos em sensação de segurança. Entendemos que o Rio tem uma demografia peculiar, mas o trabalho está sendo feito e vamos avançar”, disse o secretário. E quando essa sensação vai chegar? Vamos rogar a Deus!
Na abertura do evento, Andreia Repsold, presidente do Lide-RJ, convidou Pedro Werneck, do Instituto da Criança, para falar sobre as ações de ajuda ao Rio Grande do Sul, enquanto um QR Code de doações ficava disponível no telão. Desde outubro, o instituto de Pedro está em parceria com o Movimento União BR, atendendo as vítimas das chuvas no RS, com doação de alimentos, colchões, kits higiene e limpeza, entre outros, além de reforma de escolas e construção de casas de passagem.