Para celebrar os 40 anos, o Rock in Rio, em parceria com a Tim, criou uma experiência de realidade aumentada com a história do festival, numa espécie de museu pelas ruas do Rio. “Rock in History” vai contar 40 histórias do festival em pontos digitais e interativos, em cinco formatos: 3D gigantes, informações e curiosidades, portais virtuais, filtros e áudios exclusivos e cenários virtuais para tirar fotos.
Para participar, é só apontar a câmera do celular para os QR Codes das instalações, visitar a página que vai mostrar para qual ano o usuário será transportado e, a partir daí, contar a relação e a história por trás do RIR.
A ativação é dividida em três etapas até o festival, em setembro, sendo a primeira já a partir da quinta (16/05), com cinco primeiros pontos no Porto Maravilha, na Barra, em Copacabana, no Aterro do Flamengo e na Lagoa. Você vai poder ver, por exemplo, foto interativa do pórtico que estava na entrada da Cidade do Rock de 1985, o primeiro festival, representação do cinema cenográfico da Rota 85, com um conteúdo em vídeo sobre a história do festival e fogos de artifício tocando a música-tema.
Os 180 primeiros usuários que concluírem todas experiências ganharão ingresso para o festival.