Sobre o cavalo, apelidado de “Caramelo” — acreditava-se ser um macho, depois fêmea e oficialmente macho —, que ficou ilhado numa cumieira, em Canoas, no Rio Grande do Sul, resgatado na manhã desta quinta-feira (09/05), pelo Corpo de Bombeiros com apoio do Exército, uma das cenas mais comoventes desta tragédia, ouvimos duas veterinárias cariocas.
Karla Dantas: “Eu não estou lá para acompanhar as reais condições do animal, o grau de desidratação principalmente, mas o simples fato de ele não ter desistido e se mantido de pé, já diz muito. Com os recursos certos e atendimento especializado (sei que tem, pois conheço muitos veterinários que estão lá, inclusive o líder da equipe de resgate animal), ele tem chance, sim. Deverá passar por exames preliminares, soroterapia, vitaminas etc. Daqui de longe te digo que não é impossível. Os cavalos que passaram dias na água têm mais risco do que ele, por incrível que pareça. Mas posso te dizer que todos os outros resgatados estão sendo atendidos com muito empenho, competência, respeito e carinho”.
Carol Miranda: “Sempre que um animal, principalmente um cavalo, fica parado numa mesma posição, sujeito a frio e calor, algumas coisas podem acontecer, igual ao ser humano. No caso do equino, ele tem uma predisposição a desenvolver laminite (inflamação das lâminas dos cascos, causando muita dor), até pela fisiologia dos cascos e por ter ficado em pé na mesma posição, se equilibrando naquele telhado. Algumas coisas podem acontecer, mas ele também pode se recuperar normalmente. Os equinos sobrevivem até mais tempo sem comer; o pior é a falta de água, pois eles desidratam muito rápido. Se ela for para um tratamento intensivo, com soro, alimentação lenta, tem grandes chances de levar uma vida normal”.
As chuvas no Rio Grande do Sul provocaram a morte de 107 pessoas e 130 continuam desaparecidas. E cadê o(s) dono(s) do Caramelo, que ninguém teve notícia?
Não se sabe precisamente sobre quanto tempo o cavalo estava no alto do telhado. A imagem ganhou o país depois de divulgada pela TV Globo.
GRANDE DIA! O Caramelo Guerreiro acaba de ser resgatado!
Um salve para todos os envolvidos na missão 🙏 pic.twitter.com/ZlmQh9XeMa
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) May 9, 2024