Brasileiros que moram em Portugal estão sem saber o que fazer com as doações para as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. Eles começaram a arrecadar depois da promessa de que um avião sairia de lá para o Brasil para trazer os itens nessa sexta (10/05). Segundo os residentes, o boato surgiu desde um suposto comentário da companhia aérea Azul no Instagram afirmando que tinha um posto para recolher donativos no aeroporto de Lisboa, e de uma live do influenciador Pablo Marçal, dizendo que já teria conseguido fretar um voo para essa data.
A carioca Ray Melo, que mora naquele país, publicou um vídeo no Instagram pedindo esclarecimentos: “Desde ontem estamos sem medir esforços para arrecadar itens para enviar para o Rio Grande do Sul. Todo esse movimento começou, infelizmente, fundado numa informação que ainda não está concretizada, em relação a termos a disponibilidade de um voo que leve tudo isso de Portugal para o Sul do Brasil. Nossa pergunta é: temos esse avião? De onde ele vai sair, Porto ou Lisboa? Onde podemos concentrar tudo que já foi recolhido em vários pontos de Portugal? E, principalmente, quando sai esse avião para que a gente possa continuar arrecadando? Então fica aqui meu apelo ao Pablo Marçal, a Azul, que se manifestem oficialmente em uma nota para que a gente possa continuar doando e esse avião chegue aonde ele precisa chegar”.
A Azul explicou que está recebendo doações no Aeroporto de Lisboa, onde opera, mas estão sendo levadas em aviões regulares da companhia para transporte de passageiros. Ou seja, não há nenhuma campanha oficial de arrecadação nem previsão de ter um voo exclusivo pra isso.
Vídeo mostra um local onde estão concentrando doações em Portugal:
Ver essa foto no Instagram