Desde a manhã desta quarta (03/04), num canto do jardim de inverno do Petit Trianon, no Centro, o ceramista alemão Benedikt Wiertz confecciona os potes onde serão servidas as comidinhas depois da cerimônia de posse de Ailton Krenak na ABL, nesta sexta (05/04), às 20h.
Serão 500 potes, e os últimos serão feitos “ao vivo”, durante o evento. “Gostaria de fazer todos durante a posse, mas 500 ficam impossíveis”, diz Benedikt, ex-diretor da escola Guignard em Belo Horizonte, onde mora desde 1995. No fundo dos potes, foi desenhado um selo de Krenak. O temo de secagem varia de acordo com a grossura do material e na umidade do ar, mas a maior parte das argilas costuma endurecer completamente em até 72 horas.
O grupo Terra Come, de Belo Horizonte, está à frente de parte da gastronomia do evento. E, atenção: não pode bebida alcoólica ou refrigerante, só sucos de frutas. Imortal, com senso de humor, brinca que vai levar minigarrafinhas no bolso do blazer. Que tal?
Segundo Silvia Herval, do núcleo Cozinha Comum, serão servidos perfumes para que as pessoas se sintam perto das raízes: mandioca, açaí, carambola, banana-caturra, batata doce, manga, coco-verde, cogumelos…. Os garçons vão usar tinta de jenipapo nas mãos. Krenak será recebido pela acadêmica Heloísa Teixeira.