Desde esta quinta (04/04), existe uma nova lei para a criação de uma campanha permanente de prevenção ao adenocarcinoma, tipo de câncer que pode atingir órgãos, como: o intestino, estômago, próstata, pulmões, mama, útero e pâncreas. O projeto, aprovado na Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Eduardo Paes, recebeu o nome da cantora Preta Gil, que teve a doença recentemente e expôs o que pensava e sentia sobre o tumor no reto e as etapas do tratamento.
Em entrevista, no começo de março, para o programa Roda Viva, da TV Cultura, por exemplo, Preta comentou sobre o tabu ao falar do câncer que teve: “A gente fala pouco sobre câncer colorretal porque é um pouco tabu falar da região onde o câncer se dá. Eu senti isso quando adoeci: as pessoas evitavam falar que eu estava com câncer no reto e falavam: ‘Você está com câncer na parte final do intestino’”.
A campanha, a ser criada pela Prefeitura, deverá promover e conscientizar a população sobre esse tipo de câncer, as formas de prevenção e os tratamentos, com ações educativas e a melhora das políticas públicas.