Um curta de 90 segundos, dirigido pelo carioca José Padilha (“Tropa de Elite” e “Narcos”), “American Cancer Story”, tem viralizado nas redes brasileiras: sobre uma campanha que criou para a TV e plataformas americanas há duas semanas. “Uma paulada” é como muitos se referem à história de uma menina que descobre um câncer, passa por tratamento, é curada e, no fim, surpreende ao lembrar que a doença é a terceira maior causa de morte infantil nos EUA, enquanto a primeira é arma de fogo — depois da luta contra a doença, ela volta à escola e é morta por um invasor com uma metralhadora.
A campanha, assinada por várias instituições de combate ao câncer, como Instituto Ronald Mc’Donald e Johns Hopkins, tem por trás a mente criativa também de um brasileiro, o publicitário carioca Bernardo Romero, 43 anos, que mora em NY, com mais de 35 Cannes Lions no currículo, quatro Grand Clio Awards, 15 D&AD Pencils e uma série de outras premiações internacionais de destaque. Desde 2022, ele é diretor criativo da Klick Health, agência independente com foco em saúde e bem-estar. A trilha sonora é assinada pelo guitarrista James Valentine, do Maroon 5, que disse estar “atraído por este projeto porque estou preocupado com essas duas questões há muito tempo”.
O filme é uma lembrança do que tem acontecido naquele país, a exemplo de abril de 1999, quando alunos e funcionários chegaram à Columbine High School para o que acreditavam ser apenas mais um dia de aula, mas terminou num massacre quando dois adolescentes armados abriram fogo contra a escola, matando 12 estudantes e um professor e ferindo outras 24 pessoas. Foi o tiroteio em escola mais mortal da história dos EUA, mas, de longe, o único.