8 de março: Dia Internacional da Mulher! Dedico este artigo às mulheres e suas finanças.
Não é novidade para ninguém que a independência financeira é crucial para todos. Para as mulheres, a independência costuma ter um sabor especial por representar liberdade e empoderamento.
Num mundo ideal, todos nós teríamos tempo de sobra e muitos recursos para planejar nossas finanças com calma e disciplina. No entanto, sabemos que a realidade pode ser bem diferente, especialmente para muitas mulheres.
A verdade é que, entre equilibrar a vida profissional e as responsabilidades em casa, pode sobrar pouco tempo para dedicação ao planejamento financeiro. Como se não bastasse, mulheres ainda enfrentam o desafio do desequilíbrio salarial, fazendo com que elas terminem ganhando menos que os homens, ainda que estejam no exercício das mesmas funções. Isso dificulta ainda mais a situação, como acontece quando elas precisam sair de um relacionamento complicado ou abusivo, ou quando têm que cuidar dos filhos sem ajuda financeira do outro genitor.
Mas qual seria a solução? Diante de tantos obstáculos, a educação financeira surge como um farol de empoderamento e liberdade. Sim! A saída e a transformação passam pela educação financeira. Proporcionar às mulheres o conhecimento necessário para tomar decisões financeiras informadas é mais que um passo em direção à igualdade de gênero: é um salto para a autonomia pessoal e a segurança financeira.
Basta pensar…. O que acontece quando uma pessoa conhece e executa um bom controle das suas receitas e despesas? Ela assume as rédeas da própria vida. Mas vamos além… O que acontece quando uma mulher descobre o caminho para sair das dívidas? Ela prova para si mesma que é capaz de superar desafios que pareciam intransponíveis. Qual é o efeito colateral que a formação de uma reserva de emergência tem na vida de uma mulher, antes submissa ao companheiro? Liberdade é a palavra certa aqui.
Em outras palavras, o que quero dizer é que, ao aprender os conceitos de educação financeira, as mulheres não só investem na sua independência, como também dão um passo vital para transformar suas dinâmicas familiar e social. Com conhecimento em finanças pessoais, elas podem assumir o controle de sua vida financeira, contribuindo para a quebra de ciclos de dependência e vulnerabilidade.
Vale lembrar: quando estamos no comando das nossas finanças, estamos no comando da nossa vida. Vamos nessa?