Gente alegre, engraçada e boas histórias, sem esquecer que a vida pode pedir um olhar estético, como sabe bem a autora Marcia Disitzer, jornalista apaixonada pela profissão, atualmente repórter da revista Ela, de O Globo, que lançou “Pequeno almanaque da beleza”, com filas e filas em noite chuvosa na cidade, na Travessa de Ipanema. Carioca sair sob chuva é, por si, uma declaração de amor. A frase “imagem é quase tudo, o resto é quase nada” não estava valendo para a autora, que não levou fotógrafo.
Ao saber disso, as pessoas diziam: “Como assim?”. Mas Marcia foi socorrida pela editora assistente da revista e amiga querida, Joana Dale. Esse até poderia ser um plano B: repare nas imagens! Marcia já tem essa noite no coração, foi emoção sobre emoção.
Sobre o livro, a edição de capa dura é uma pequena contribuição literária para manter viva a nossa memória estética. Os 100 verbetes foram elencados a partir da memória afetiva, daquilo que caiu nas graças das brasileiras, do que foi sucesso de venda, mania de consumo, referência de uma época, aprisionamento de outra. “O livro revela hábitos ao mesmo tempo que questiona os padrões estabelecidos e celebra a liberdade de ser quem somos”, conta Marcia.