O Lide Rio fez seu primeiro evento do ano, nessa segunda (04/03), no Hotel Fairmont, em Copa, para mais ou menos 200 empresários com o debate “O Futuro do Rio Passa pelo Legislativo”. Participaram do debate Rodrigo Bacellar, presidente da Assembleia Legislativa RJ, e Carlo Caiado, presidente da Câmara de Vereadores.
Andreia Repsold, presidente do Lide-RJ, fez a abertura, falando sobre um debate amplo e transparente entre todos os setores, para soluções conjuntas. Opa! Que sonho! Rsrs. Bacellar citou a “união dos poderes por um Rio melhor”, indicando como exemplo os resultados das parcerias público-privadas e as concessões, como o Jardim de Alah, o edifício A Noite, dentre outras.
Já Caiado disse que os empresários devem confiar nos políticos e em suas atuações. Ele também incluiu na pauta a discussão da proposta de armar a Guarda Municipal, um assunto que entra e sai na Câmara faz tempo – ano passado, pela decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio, a GM continuaria sem armas letais, em projeto que tramitava desde 2020, por Jones Moura. Caiado pediu opiniões aos empresários e, atendendo a um pedido do vereador Átila A. Nunes, defendeu que sejam armados apenas os guardas que atuam em pontos turísticos, em projeto que deve ser votado ainda no primeiro semestre. “Colocar na pauta é chamar a sociedade para debater o tema. Uma das questões que vamos discutir é se o guarda poderá levar ou não a arma para casa”, disse Caiado.
—