No número 70 da segunda quadra da praia, na Rua Joana Angélica, em Ipanema, foi inaugurado o Edifício Sem, em 1952 — sem garagem e sem elevador, o retrato do bairro na década de 1950. Ele fica ao lado da padaria Ipanema, uma das únicas construções do bairro com mais de um século.
Há alguns anos, o prédio de oito apartamentos está praticamente abandonado; quase todas as unidades estão vazias e sofrendo a ação do tempo. O Sem está na lista de bens preservados do município, ou seja, não pode ser demolido, mas pode ser modificado por dentro, passando por retrofit. As janelas-guilhotina das salas dos apartamentos estão todas fechadas, assim como as persianas Copacabana dos quartos virados para a rua. No pátio externo, há uma luz ligada constantemente e alguns vasos com plantas.
Em 2020, uma moça que morava de aluguel nesse prédio gravou um vídeo, que viralizou no Instagram, mostrando as precárias condições internas. Ela morou de aluguel num dos apartamentos; a princípio, não sabia que estava sozinha num prédio quase abandonado. No vídeo, aparecem as escadas e outros apartamentos vazios.