Gustavo Tutuca, secretário estadual de Turismo, presenteou Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, nessa quinta (28/02), em Lisboa, com a placa do Rio, criada para autoridades. O estado está com um estande na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), uma das maiores feiras do setor. Na primeira agenda do dia, Tutuca e o governador Cláudio Castro assinaram uma carta de intenções com a TAP Air Portugal para aumentar o número de voos da Europa com o destino ao Rio.
Atualmente, a empresa tem 12 voos semanais de Portugal para a capital carioca: 10 saem de Lisboa e dois, do Porto. A partir do próximo verão europeu, que começa em março, a rota Rio-Lisboa ganha mais dois voos semanais. “A Europa é um mercado fundamental para o turismo do Rio. Desde o ano passado, temos feito um trabalho importante de promoção dos atrativos turísticos do estado”, diz Tutuca.
O presidente de Portugal veio ao Rio, em 2022, para comemorar o centenário do primeiro voo pelo Atlântico, realizado por Sacadura Cabral e Gago Coutinho. Ele mergulhou na praia de Ipanema, passeou pela areia e fez foto com quem o reconheceu e confessou a Tutuca: “Banho de mar em Ipanema foi o melhor da minha vida” .
À época, ele disse que nada atrapalha as relações entre os dois países, pois não se trata de pessoas, mas de relações entre povos — são mais de 400 mil brasileiros vivendo hoje em Portugal e mais de 1 milhão de portugueses no Brasil.