As fazendas de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) e do coronel Belarmino (Antonio Calloni), em “Renascer”, novela das nove da TV Globo, estão longe da Bahia. Parte das gravações externas ou internas é filmada na Fazenda da Taquara (vídeos abaixo), praticamente vizinha do Projac, em Jacarepaguá.
A propriedade é da época colonial, dos séculos XVIII e XIX, e dos ciclos (em vez do cacau baiano) da cana e do café, e está aberta à visitação. (através do Centro Cultural de Jacarepaguá, pelo celular ou WhatsApp 21 98169-3488). A cenografia da novela, assinada por Fábio Rangel, também copiou alguns quadros existentes na fazenda para os estúdios. No total, são três cidades cenográficas – a primeira representa a seda da fazenda Jequitibá Rei, com 3.000m2; a segunda, um anexo da sede e local de trabalho com o cacau, com 2.100m2; e a terceira, reproduz um vilarejo de Ilhéus, com 6.400 m2. O interior da casa de Inocêncio também tem cenário fixo no estúdio no MG4.
Curiosidades sobre a fazenda: D. Pedro II, que deu o título de Barão da Taquara ao proprietário pelas benfeitorias no bairro, se hospedou ali durante dois meses, de novembro a dezembro de 1843, para cuidar da saúde da princesa Dona Januária. A casa e a capela são tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1937. A fazenda também foi reconhecida como uma das “sete maravilhas” do bairro de Jacarepaguá, em 4º lugar; a sede da fazenda e a capela ainda pertencem aos descendentes do Barão da Taquara, que preservam as construções, como no passado.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Doc sobre a história da fazenda: