Assim como fez nas Olimpíadas, Eduardo Paes quer criar um “legado” do G20 para as escolas: as mesas que estão sendo montadas para receber os chanceleres no Museu de Arte Moderna, no primeiro grande encontro do grupo das maiores economias do mundo, serão transformadas em carteiras para os alunos da rede pública. O mesmo vai se repetir em novembro, quando acontecerá a cúpula do G20, reunindo os presidentes mais importantes do Planeta.
As carteiras vão para quatro escolas que foram construídas a partir da estrutura da Arena do Futuro, que recebeu as competições de handebol e goalball nas Olimpíadas e Paralimpíadas de 2016. O projeto de reaproveitamento do ginásio foi deixado de lado pelo prefeito Marcelo Crivella e retomado na atual gestão.
“Será um encontro do legado olímpico com o legado do G20. O mundo vai sentar à mesa que será usada depois pelas crianças. É mais uma herança de um grande evento na nossa cidade para a nossa educação, até porque não pode existir legado maior que esse”, diz Renan Ferreirinha, secretário de Educação da cidade.