O que torna um lugar importante? Num cenário volátil e subjetivo como o da gastronomia, outros fatores que não a relevância do chef e a qualidade da comida também influenciam na resposta. É inclusive uma questão de oportunidade que faz com que o Agô Bar da Encruza seja um dos CEPs mais relevantes do Rio atual.
A comida de Kananda Soares é a mais nova expressão da superioridade carioca em relação às outras cozinhas. Eu explico o porquê. O menu reúne a cozinha de terreiro e celebra os povos pretos, incluindo moela com angu, pirão, caldinho de feijão e feijoada. Tem ainda acarajé, xinxim, caldinhos de sururu, de feijão e de inhame. Tudo inspirado nas tradições de terreiro. Um futuro com vibrações culturais e batimentos ancestrais
Agô significa “dá licença” em iorubá. A carta de coquetéis ensina: gin é um destilado seco e aromático produzido a partir do zimbro, representa a inteligência e astúcia de Exu (orixá da encruzilhada), a divindade que se sobrepõe ao conceito da casa. Cachaça tem a força da cana e a determinação do orixá. E a cerveja é a alegria, a energia da celebração. A festa!
Aberto em 25 de março de 2022, o Agô fica num casarão lindo onde já funcionou uma farmácia (horrível). Kananda é a dona da marca Favela Hype que existe há mais de 20 anos. Ela é moradora de Santa Teresa (como o jornalista que aqui escreve) e mãe de três filhos. Sabe receber bem os cerca de cem convidados por vez, dentro e fora.“Criamos receitas próprias que contribuem para a manutenção de saberes ancestrais e nutrem o corpo e o espírito. As matriarcas que abriram caminhos na gastronomia, para que pudéssemos percorrê-los.”
A decoração faz alusão à cultura afro-brasileira e também nos mostra experiências inspiradas em cultura de terreiro, empoderamento e diversidade afro-diaspórica. “A filosofia do bar passa pelo processo de nutrir a partir da comida e da nossa ancestralidade”, me disse no passado Mãe Virgínia, do Altar, em São Paulo. Palavras que dialogam com o carioquíssimo Agô, de cardápio que resgata as memórias da infância, as comidas de terreiro presentes na vida de Kananda.
O Ago Bar da Encruza fica na “encruza” da Rua Áurea (30) com a Monte Alegre, em Santa Teresa, o bairro que resgata por meio do sabor e afeto. Laroyê!!!