O governador Cláudio Castro embarca, nesta sexta (23/02), para Portugal, onde participará de uma feira de turismo. Com o objetivo oficial de ajudar a promover o Rio e trazer mais turistas para o estado, os dias fora do país estão causando um misto de temor e alívio no Palácio Guanabara.
Por um lado, existe a memória das chuvas de janeiro, que deixaram 13 mortos quando o governador estava de férias na Disney. Duramente criticado, Castro se viu obrigado a pegar um voo de volta ao Rio. Assessores lembram que seguimos na época de tempestades; como prova, citam que, ainda nesta semana, morreram oito pessoas com a última chuva forte na Região Metropolitana.
Por outro lado, a viagem se tornou a desculpa perfeita para a ausência de Castro no ato que Bolsonaro está convocando para a Avenida Paulista, no próximo domingo, 25/02. O governador é do mesmo partido do ex-presidente, mas já demonstrou “desconforto” com manifestações de Bolsonaro algumas vezes. Para ele, Cláudio disse que já tinha aceitado participar do evento de turismo há bastante tempo.