A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou, nesta terça (30/01), a primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico para áreas científicas, técnicas e profissionais. Os títulos devem ter sido publicados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023; as inscrições vão até 19 de março, para concorrer a 29 categorias.
Os premiados em cada uma vão receber uma estatueta e prêmios de R$ 5 mil — o mesmo valor do Jabuti literário. “O prêmio é um compromisso contínuo em apoiar e valorizar todas as formas de literatura e conhecimento no Brasil. Com o Jabuti Acadêmico, a CBL não apenas reconhece a excelência acadêmica, mas também reforça seu papel central na promoção da cultura”, diz Sevani Matos, presidente da CBL.
Para isso, a câmara convidou o físico Marcelo Knobel, ex-reitor da Unicamp, como curador para desenhar o novo Jabuti em pouco mais de seis meses, com a ajuda da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
As informações sobre os semifinalistas e finalistas, além da data e o local da cerimônia de entrega, vão ser divulgadas brevemente.