Existem pessoas que são iluminadas, resilientes, incansáveis, veem o que o outro não percebe. Por isso, vão para algum paraíso, ocupado por aqueles que lutaram, batalharam e brilharam, com a generosa exposição de seus talentos. É disso que trata “Palavras de Mulher”: reúne, na biblioteca do céu, quatro ases de nossa literatura, militância na política e na luta pela mulher: Eneida de Moraes, Carmen da Silva,Clarice Lispector e Hilda Hilst.
Em um ambiente que lembra uma biblioteca, com vários textos pendurados, formando um enorme móbile, chegam as quatro atrizes: Izabella Bicalho(Eneida), Stella Maria Rodrigues (Carmen), Clarice Laura Proença (Clarice) e Helga Nemetik Hilda) em extraordinárias figurinos do premiado Wanderly Gomes. Wanderley consegue, de uma tacada só, definir a personalidade e o tipo de obra de cada uma. E ainda por cima, as roupas, os sapatos, as bijoux são daqueles que queremos levar para casa.
A estrutura dramatúrgica de Rachel Gutiérrez, a autora, são as quatro, em um clima de intimidade, fumando e bebendo, falando de suas vidas, lendo trechos da obra de uma das outras presentes. É a direção de Sérgio Fonta que alcança um patamar que destaca a atuação das atrizes, assim como o diálogo que ressalta a altíssima qualidade dos textos de cada uma.
Serviço:
Até 21 de janeiro, sábado e domingo, às 18h
Teatro Candido Mendes, em Ipanema (R. Joana Angélica, 63)