Nesta segunda (08/01), Eduardo Paes recebeu a visita do arcebispo Dom Orani Tempesta na sede da Prefeitura, no Centro, com a imagem de São Sebastião, padroeiro da cidade. No domingo (07/01), começou a Trezena de São Sebastião, que passa em vários lugares e só termina no dia do santo, 20 de janeiro, com missa na Basílica Santuário de São Sebastião, na Tijuca, seguida de procissão.
“O santo tem uma história que inspira a todos nós que temos fé em Cristo: soldado romano, dedicou a vida a consolar e ajudar prisioneiros cristãos perseguidos. Descoberto, foi condenado à morte a flechadas pelo imperador Diocleciano. Sobreviveu, mas não renunciou à sua fé. Tentou convencer o imperador a parar de perseguir os seguidores de Jesus. Sem sucesso, novamente sua morte foi ordenada e, assim, foi assassinado. Hoje, São Sebastião, Soldado da Igreja, é padroeiro contra a peste e a guerra. São Sebastião, rogai por nós!”, disse Paes.
Nos pensamentos do prefeito, ninguém sabe o que ele pediu: provavelmente a sua permanência naquele prédio, sua segunda casa (às vezes, até a primeira), a partir de outubro, se é que vocês me entendem.