numero:✓ Para você se programar: o tempo segue instável, com céu nublado e previsão de chuva fraca a qualquer momento, segundo o Alerta Rio. No sábado, ventos úmidos podem trazer chuviscos, mas, no domingo, o sol volta a brilhar.
numero:✓ No réveillon do cirurgião Paulo Müller, na Atlântica, um convidado brincou com um dos garçons: “Volta logo! Um bom champagne, se interrompido bruscamente, provoca mal-estar”. Falava do Taittinger: foram 42 garrafas para 40 pessoas. É a prova do amor carioca pela boca-livre.
numero:✓ De Tutty Vasques: “A dura no padre Júlio Lancelotti é apenas a ponta do iceberg. Depois dele, a direita brasileira pretende investigar o ‘Criança Esperança’, o Gilberto Gil, a Fernanda Montenegro, o João Moreira Salles e o finado Gentileza. A finalidade é provar, de uma vez por todas, que gente boa não existe”. Sobre a intenção de abrir uma CPI para investigar o padre Júlio Lancelotti.
numero:✓
Ainda de Tutty: “Fabricantes de máscaras de carnaval esperam bater recorde de vendas após a confirmação de que a polícia do Rio vai montar esquema de reconhecimento facial nos blocos de rua”.
numero:✓
numero:✓ Artista plástica andando na Atlântica, depois da décima tacinha: “Tou procurando algum gringo belo e perdido”, disse ao encontrar um grupo de amigos. Um deles respondeu: “E rico, claro”. O número de gringos de qualquer tipo parece ter sofrido uma baixa na virada, com as notícias da violência, por óbvio.
numero:✓ Depois de assustar alguns moradores do Leblon, quando fechou para reformas, o tradicional restaurante Alvaro’s reabriu, e não só de cara nova, mas também com cardápio diversificado, mantendo, porém, os clássicos. Inaugurado em 1963, na esquina da Rua Cupertino Durão com Avenida Ataulfo de Paiva, sob o comando do pernambucano Álvaro, o restaurante colecionou clientes com garçons simpáticos e adorados pelos cariocas.
numero:✓ Começa, neste fim de semana, o evento que vai transportar muita gente para outras décadas: o Universo Spanta, na Marina da Glória, em sua 4ª edição. São mais de 80 artistas dos mais variados estilos e gerações, entre Martinho da Vila, Carlinhos Brown, João Gomes, Dennis DJ, Elba Ramalho e Xuxa. Nesta sexta e sábado as atrações são Rebecca (part. MC Carol e Pabllo Vittar), Simone (part. Maria Gadú), Marina Sena (part. Juliette), Adriana Calcanhotto (part. Rubel), Johnny Hooker e Thiago Pantaleão; na no sábado, Dennis DJ, Silva, Carlinhos Brown (part. Arnaldo Antunes), Xande de Pilares, Tiago Iorc, Lauana Prado, Rachel Reis e Portela. A programação completa está aqui.
numero:✓ Jornalista que voltou do réveillon de Ernesto Neto, na praia, em frente à Teixeira de Mello, com seu all star apenas em um dos pés, ficou puta quando um amigo brincou: “Um príncipe pode devolver o seu sapatinho”. “Sou feminista”. E ele: “Feminista descalça.”
numero:✓ Angela Ro Ro volta com seu “Cheia de amor pra dar” ao Teatro Rival, na Cinelândia, sábado, às 19h30.
numero:✓ Rolando nas redes: “De todas as cagadas de 2023, pelo menos passei sem ter feito harmonização facial, usado crack e tirado foto com asas.”
numero:✓ Bora, que o ano novo é só depois do carnaval, e o carioca sabe como ninguém aproveitar esse intervalo — os blocos e ensaios de escolas de samba já estão explodindo na cidade. Os ensaios técnicos das escolas entram na Sapucaí a partir de sábado, com a Série Ouro (União Parque Acari, Arranco, Império da Tijuca, Estácio de Sá), às 19h, e, domingo, Grupo Especial, com a Unidos do Porto da Pedra e Mocidade Independente de Padre Miguel.
numero:✓ Enquanto isso, a maioria das quadras tem ensaio no sábado, como o Salgueiro, às 20h30; Mangueira, às 22h; e Unidos da Tijuca comemorando seus 92 anos, a partir das 21h.
numero:✓ No domingo, a Portela se concentra na Praça Paulo da Portela, às 18h, em Madureira, e a Unidos do Viradouro desfila na Av. Amaral Peixoto, no Centro de Niterói, às 19h.
numero:✓ A Orquestra Voadora chega ao seu 15º carnaval com desfile já neste domingo, a partir das 16h, nos jardins do MAM.
numero:✓ No hostel Jo&Joe, no Largo do Boticário, Cosme Velho, que já ficou conhecido pelas rodas de samba, terá uma série de ensaios de blocos, sempre aos domingos, das 14h às 20h; neste, a atração é o Bloco Arrocha da Gávea.
numero:✓ No Blue Note, em Copa, na sexta, às 20h e às 22h30, “Bossa Nova 65 anos”, com Leila Pinheiro, Roberto Menescal e Quarteto para celebrar o gênero musical em todas as sextas de janeiro.
numero:✓ Na mesma casa, o grupo Banda do Síndico, que tocou com Tim Maia, no sábado, às 20h e às 22h30.
numero:✓ E ainda no domingo, a cantora Andrea Dutra apresenta o show “Brazilian jazz”, em que mistura jazz com samba e bossa nova, às 18h.
numero:✓ Blitz estreia o “Verão no Circo”, na Lapa, na sexta, a partir das 20h, com sessão de um clássico carioca dos anos 1980: “Menino do Rio” (1982), de Antônio Calmon, estrelado por André de Biase e participação de Evandro Mesquita.
numero:✓ Marcelo Serrado e o grupo Conexão Rio apresentam “De Sinatra a Wando e outras bossas”, em que mistura o jazz americano com o brega romântico, no Manouche, na Casa Camolese, no Jardim Botânico, sábado, às 21h.
numero:✓ Mart’nália leva o show do álbum “Pé do meu samba”, marco na sua carreira, ao Circo Voador, no sábado, a partir das 20h.
numero:✓ Ney Matogrosso faz, novamente, show da turnê “Bloco na rua”, no Vivo Rio, no Parque do Flamengo, no sábado, às 21h. Aos desavisados: todos de pista, sem mesa.
numero:✓ Se você vai a Búzios, neste fim de semana, deu sorte: começa o “Claro Verão Búzios”, o evento que ocupou vários endereços em Ipanema, de sexta a domingo, com show da Blitz, atividades esportivas, recreação infantil e uma área de saúde e bem-estar. Tudo de graça com inscrições limitadas neste site.
numero:✓ Depois do recesso de fim de ano, os palcos cariocas voltam a bombar, com diversas estreias e reestreias. Entre elas, “Antes do ano que vem”, primeiro solo de Mariana Xavier, dirigida por Ana Paula Bouzas e Lázaro Ramos, na comédia de Gustavo Pinheiro. Ela interpreta sete mulheres que têm a vida conectada na noite de réveillon por meio da Central de Apoio aos Desesperados, no Teatro Adolpho Bloch (ex-Prudential), na Glória, sábado, às 20h, e domingo, às 18h.
numero:✓ “O futuro da humanidade”, adaptação da obra homônima de Augusto Cury, retrata Marco Polo, um jovem psiquiatra que luta contra os métodos de tratamento impostos por seus superiores ao conhecer um morador de rua com distúrbios mentais. A direção é de Rogério Fabiano e, no elenco, Kadu Moliterno, Pedro Pilar, Thalita Drodowsky e mais, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea, com estreia no sábado, às 21h, e sessão domingo, às 20h.
numero:✓ “Lady Tempestade” é um monólogo com Andréa Beltrão, com direção de Yara de Novaes, sobre os diários da advogada pernambucana Mércia de Albuquerque (1934-2003), que se dedicou a defender presos políticos na ditadura militar, no Teatro Poeira, em Botafogo, sábado, às 21h, e domingo, às 19h.
numero:✓ Com direção de Leonardo Netto, estreia “A menina escorrendo dos olhos da mãe”, com Guida Vianna e Silvia Buarque explorando a relação entre mães e filhas de três gerações. A peça é de Daniela Pereira de Carvalho, no Teatro Poeirinha, em Botafogo, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ No Teatro Multiplan, na Barra, o festival “Rio Summer Comedy”, com nomes do stand-up nacional, como Heloísa Périssé, Maurício Meirelles, Murilo Couto e Rodrigo Marques, sábado e domingo, às 20h.
numero:✓ Entre as reestreias, está “60 dias de neblina”, com direção de Beth Goulart e texto de Renata Mizrahi, com Juliana Didone encenando o espetáculo inspirado no livro homônimo de Rafaela Carvalho, sobre os desafios dos primeiros meses de maternidade, na EcoVilla Ri Happy, no Jardim Botânico, sábado e domingo, às 20h.
numero:✓ “Duetos — A comédia de Peter Quilter”, com Eduardo Moscovis e Patricya Travassos, dirigidos por Ernesto Piccolo, sobre relacionamentos modernos, no Teatro dos Quatro, Shopping da Gávea, sábado, às 20h, e domingo, às
numero:✓ “Sra. Klein”, sobre a relação tóxica entre mãe e filha, é o ponto de partida no espetáculo sobre a psicanalista austríaca Melanie Klein, com Ana Beatriz Nogueira, Natália Lage e Kika Kalache, no Teatro das Artes, Shopping da Gávea, sábado, às 20h, e domingo, às 18h.
numero:✓ Para a criançada, tem atração no CCBB: “Um giro pelo mundo — Navegando no cinema infantil”, com 50 filmes de oito países na mostra gratuita, numa mistura de animações, ficção e até documentários tendo como temática a tolerância. Entre as sessões, oficinas de perna de pau, música e dança. Sábado e domingo, a partir das 14h, até 28 de janeiro. A programação está aqui.
numero:✓ No Museu do Pontal, na Barra, a coletiva “O circo chegou!”, que comemora um ano da nova sede com uma exposição dedicada ao circo com trabalhos de artistas de diversas partes do país e da França, com curadoria de Angela Mascelani e Lucas Van de Beuque, diretores do museu. Sábado e domingo, das 10h às 18h.
numero:✓ Chega ao Via Parque, na Barra, a “Exposição Corpo Humano”, sábado e domingo, das 10h às 21h. A mostra reúne oito corpos humanos e órgãos reais (doados para estudo científico), conservados através de um método chamado plastinação com silicone. Nas sete galerias que ocupam 1.200 metros quadrados, é possível ver como são, por exemplo, os sistemas digestivo, respiratório e nervoso, além de veias, articulações e músculos.
numero:✓ A partir das 21h desta sexta, acontece o “Visual Hearts Arts & Music Festival”, uma noite de afrohouse no MAM, com nomes, como o sul-africano Black Coffee — um dos mais importantes artistas de house music do mundo, eleito um dos homens do ano de 2023 pela GQ britânica — e Themba, além de DJs de festas conhecidas, como os Heavy DJs (Heavy Love), Rara DJs (Rara) e mais surpresas. Informações no www.blackcoffee.rio.br
numero:✓ O “Verão na Casa Firjan”, em Botafogo, volta com tudo, no sábado e domingo, das 8h às 18h, com programação gratuita e diversa para todas as idades. Os jardins e outros ambientes da casa vão ser ocupados por atividades, como oficinas, contação de histórias para a criançada, além de shows. Os expositores da feira Junta Local, com comidinhas, também estão confirmados.
numero:✓ No cinema, entre as estreias da semana, “Dogman”, drama dirigido por Luc Besson, em que o ator Caleb Landry Jones interpreta um homem que faz de tudo para escapar da realidade depois de uma vida inteira marcada por tragédias, até que ele encontra no amor de seus cachorros a salvação; o aguardado “Priscilla”, dirigido por Sofia Coppola, em que Cailee Spaeny e Jacob Elordi encenam a trajetória de amor entre Priscilla Beaulieu e Elvis Presley (que completaria 89 anos na segunda, 08/01); “O melhor está por vir”, dirigido por Nanni Moretti, longa sobre Giovanni, um cineasta que tenta terminar um filme que se passa em Roma, na década de 1950; e a animação “Wish – o poder dos desejos”, da Disney e, entre os dubladores da versão brasileira estão Marcelo Adnet, Evelyn Castro, Di Ferrero e até Alcione, em uma cena musical. Para mais títulos, clica aqui!
numero:✓ Para refletir: “Deus não retém a sua ira para sempre, porque ele se deleita na misericórdia” (autor desconhecido).