Para criar uma agenda positiva para a cidade, o Grupo de Mídia do Rio lança, nesta quinta (25/01), a pesquisa “Rio, além da bolha”, em parceria com o Instituto Casa Mundo. A ideia foi tentar mapear as forças que hoje não estão sendo percebidas ou veiculadas na mídia, que, muitas vezes, prefere destacar as pautas negativas. Depois de 167 entrevistas e mais de 30 horas de conversas, os pesquisadores descobriram quatro potências: a identidade cultural, a periferia, a disposição para a inovação e a valorização da sustentabilidade.
Dos entrevistados, 78% acreditam que o estilo de vida do carioca é um valor importante e, quando perguntados sobre o que é a “cara do Rio”, além das praias e das cenas de cartão-postal, 84% responderam que é a favela; 80%, a música; e 79%, os bares.
Os pesquisadores também perguntaram sobre os principais problemas: 99% disseram ser a segurança pública; 73%, a formação e a capacitação; 70%, a desigualdade social; e 54%, o ambiente de negócios.