A multiartista Maria Vasco, 79 anos, começou 2024 lançando seu 3º livro de poesia “Oba!” (7Letras), nessa quarta (17/01), na Argumento do Leblon. Só Maria tem o dom de fazer um evento sem a sua presença – a artista está de cama, em sua casa, no Recreio, e não conseguiu participar, mas recebeu vídeos, mensagens e todo o amor dos amigos que fizeram uma verdadeira festa. “Foi uma noite de encantamento. Mesmo sem poder comparecer, as pessoas me encheram de alegria. Sei que o amor que eu plantei está vivo no coração das pessoas e estou tendo a chance em vida de receber esse afeto e carinho. É uma emoção muito grande…”, disse ela à coluna, muito emocionada.
Na publicação, ela fala livremente do seu cotidiano e define sua escrita como “Poesia Popular Brasileira”, com formas leves e ritmadas, assim como faz suas letras musicais.
Em vez de noite formal, viram-se convidados cantando e tocando suas poesias, como Arnaldo Brandão, Beatriz Rabello, Chico Caruso, Armandinho Macedo, Aroeira e Kiko Chaves, Bel Machado, entre outros.
Um dos convidados, aproveitando a proximidade do carnaval, relembrou que Vasco era um “banquete para 40 talheres” (poeticamente), pensando na primeira musa e porta-bandeira da Banda de Ipanema (criada em 1965), e também fez parte de uma geração que revolucionou a cultura brasileira, como Tom Jobim, Fausto Wolff, Ziraldo, Jaguar, Rubem Braga, Carlinhos de Oliveira etc.