Para começar o ano depois de uma grande festa com mais de 5 milhões de pessoas nos 12 palcos, praticamente sem notícias trágicas, o Instituto Coalizão Rio lançou, nessa segunda (01/01), a campanha “Eu Amo o Rio”, convidando cariocas, nascidos ou convertidos, a fazer declarações positivas sobre as maravilhas da cidade. “Não podemos aceitar a imagem que querem ‘colar’ ao Rio. Precisamos reagir às notícias negativas nas mídias convencionais e virtuais brasileiras e internacionais, como se fosse uma lavagem cerebral, encobrindo ou ofuscando as delícias e os prazeres que ela oferece. Precisamos reagir, mas não só por meio de campanhas publicitárias”, disse Luís Claudio Souza Leão, presidente do instituto, que tem mais ou menos 300 integrantes de associações, câmaras (dos lojistas, empresarial e da municipal), 32 prefeituras do estado, Sebrae etc.
A ideia é que as pessoas façam depoimentos em textos, frases e até palavras otimistas e divulgue entre amigos e conhecidos em grupos de mensagens, redes sociais, postar fotos aproveitando os parques, centros culturais, shows, praias, praticando esportes como surfe, bicicleta, patins, skate, altinha e muitos outras atrações, até para que os turistas conheçam pontos pouco explorados e conhecidos, com a hashtag #EuAmoORio. “Queremos conquistar nossos amigos que vem ao Rio e os que não vem, motivá-los a virem. Os testemunhos de amor ao Rio, quando divulgados, formam uma corrente positiva cuja extensão não tem fim. O Rio é uma cidade que festeja e acolhe; é vibrante e solidária; é diversificada e generosa. Os cariocas são resilientes, devem ser estudados, porque com todas as adversidades se mantém feliz, acolhedor, trabalhador, festivo e alegre”, conclui Luís.