Os coros americanos Flower Mound Trietsch Chancel Choir e Robson Ranch Community Choir, ambos do Texas, que se apresentariam no CCBB, na quarta (10/01), às 12h30, abrindo o projeto “Concertos de Verão”, do Música no Museu, precisaram cancelar os recitais. Os integrantes foram surpreendidos pela necessidade de visto para entrar no Brasil, medida em vigor desde segunda (01/01). Os dois coros somam mais ou menos 190 pessoas — viriam 25 de cada. Segundo Sérgio da Costa e Silva, diretor do Música no Museu, o Rio perdeu 300 diárias de hotel (contando os dias que ficaram por aqui).
Nessa quinta (04/01), no entanto, o Brasil prorrogou o prazo que seria até 10 de janeiro para 10 de abril, para cidadãos do Canadá, Estados Unidos e Austrália que quiserem vir ao país pedindo o visto digital. Desde o dia 1º de dezembro, existe uma plataforma para a emissão desses vistos eletrônicos (e-Visa), mas o sistema precisa ser aperfeiçoado – até a quarta (03/01), segundo o Itamaraty, do total de quase 30 mil pedidos de e-Visa, 42% apresentaram erros no preenchimento. O visto eletrônico dispensa o comparecimento do interessado a consulados brasileiros no exterior.
Mesmo assim, não deu tempo de todos os integrantes conseguirem os vistos; em vista disso, serão substituídos pela pianista Fernanda Cruz, que homenageará os compositores russos Rachmaninoff e Tchaikovsky.