Rachel Barros é educadora alimentar com anos dedicados ao tema. Usa a alimentação para curar muitos males, dos mais simples aos mais complexos. Veja algumas dicas simples para esta época de festas:
1 — Boa hidratação (seis a oito copos de água por dia), dando subsídio para o corpo se desintoxicar e eliminar os excessos.
2 — Nesta época do ano, o abacaxi doce (sem acidez, por favor!) é muito bem-vindo para a limpeza e para ajudar na metabolização de gordura, mas sempre entre as refeições, nunca junto. Frutas, com exceção de limão e abacate, alteram a digestão.
3 — É uma época de férias e comemorações, portanto, é fundamental ter um sono reparador, o que acontece entre as 10 da noite e às 6 da manhã, para repor energia imunológica. É nesse horário que o fígado regenera as células.
4 — Nós, que estamos num lugar quente e úmido, feito o Rio, podemos priorizar comidas leves e frescas. Quanto às bebidas, preferir vinho branco e champagne, em vez dos tintos e destilados, que esquentam muito.
5 — Para compensar os excessos em geral, água de coco e lima-da-pérsia. O ideal, antes de consumir qualquer bebida alcoólica, é água: antes, durante e depois.