O Baile do Sarongue, um dos poucos com leveza e uma certa anarquia, sempre foi cercado por mistérios até o Dia D, marcado para as quintas de carnaval. Desta vez, os organizadores deram detalhes do cenário, criado por inteligência artificial (IA): o tema da festa, “Sarongue AI, AI, AI — fato ou fake, uma sátira real à Inteligência Artificial”, no clube Monte Líbano, na Lagoa, dia 08/02. A ideia foi do artista plástico carioca José Damasceno, que criou a identidade visual do ano passado.
“Quebramos a tradição com o objetivo de provocar reflexão sobre o tema, evidenciando o processo inédito de criação desta edição, usando IA para criar a instalação do hall de entrada.Baseada nas imagens geradas, a dupla convidada, os Pirilampos do Planeta (o casal Lula Duffrayer e Flávio Carvalho), vai materializá-las a seu modo, reutilizando resíduos eletrônicos descartados. Para alcançar essa densidade fisicamente, contaremos com mais ou menos 70 voluntários na confecção que acontece nos três dias que antecedem o baile”, diz o empresário Marcus Wagner, um dos fundadores do Sarongue, em 2008.
Marcus também diz que, embora a procura tenha aumentado este ano, ainda têm algumas “chaves”, como é chamado o ingresso, disponíveis no Alalaô Kiosk, no Leme, e na multimarcas Pinga, em Ipanema.