Para saber sobre as tendências de comportamento nos relacionamentos este ano, o app Happn fez uma pesquisa com mais de 4 mil usuários em quatro países com culturas bem diversas: Brasil, França, Índia e Noruega.
Entre as cinco mais citadas mundialmente, está o “romance peculiar”, com compromisso, só que mais leves e despreocupados, valorizando a personalidade acima de fachadas “perfeitas” – 64% dos brasileiros disseram que se sentem atraídos por detalhes diferentes em um pretendente, seja algo relacionado ao caráter, seja a um hábito peculiar.
Outro tópico destacado é o “De volta aos relacionamentos”, ou seja, está chegando ao fim a era dos joguinhos e de um namoro indefinido. As pessoas estão mais exigentes em relação aos critérios de busca nos apps e não estão dispostas a se contentar com pouco, exigindo respeito, clareza e reciprocidade genuína. No Brasil, 89% querem um compromisso emocional recíproco, independentemente da profundidade ou seriedade da relação.
E, mudando de lugar, estão as “atividades para quebrar o gelo”, ou seja, em vez de marcar encontros em bares, jantares ou até mesmo encurtar o caminho até o motel, as pessoas optam em propor aulas de ioga, trilhas na natureza e workshops criativos. Que tal? E os brasileiros são os que mais desejam atividades que saiam da rotina, com 77% dos usuários a favor. “O estudo revela uma mudança nas regras do amor, com tendência para experiências intuitivas, cuidadosas e cheias de ousadia, humor e mente aberta. Os solteiros de 2024 serão aventureiros e cautelosos, mas sempre prontos para mesclar o romance com criatividade e discernimento”, comenta Michel Illas, especialista em relacionamento do Happn, que tem 24 milhões de pessoas registradas no Brasil.