Nesta quarta (27/12), a subprefeitura da Zona Sul continua a ação de ordenamento nas areias de Ipanema e Leblon para combater a publicidade irregular em guarda-sóis e redes de vôlei usadas por barraqueiros e assessorias esportivas. Quando eles têm aval para atuar nas praias, uma das regras é não fazer publicidade. No dia anterior, a sub recolheu mais ou menos 30 itens e fez notificações verbais; já nesta quarta, foram 50 itens, entre bandeiras, redes de vôlei, bancos de praia e windbaners que tinham desde propaganda de escolinha de esporte, a cerveja, isotônico, marca de biquíni, empresa de segurança e política (2024 está aí!).
“Uma coisa é uma barraca com uma marca que uma pessoa leva pra praia; outra coisa são 50 barraqueiros com a mesma marca, utilizando o espaço público para publicidade sem pagamento de nenhuma taxa”, diz Flávio Valle, subprefeito da ZS.
Estando Valle tão atento, deveria olhar também para o telão do cruzamento da Visconde de Albuquerque com a Mário Ribeiro e Padre Leonel Franca, onde ele próprio plantou árvores destruídas para não atrapalhar a visão do telão. Ultimamente um drone, sob a supervisão de um homem jovem, baixinho de cabelos encaracolados, anda rondando ali. Imagina a desmoralização para a Prefeitura se abaterem as árvores mais uma vez!