Rio terá estações de água no verão. Quanto tempo vai durar?
Vão ser instaladas estações de água mineral gelada para a população, a custo zero, em espaços públicos do Rio. A iniciativa, já para este verão, é uma parceria da Prefeitura, a Mude (plataforma de bem-estar) e a RefilMe, empresa especializada em soluções de hidratação.
O primeiro totem foi instalado no Parque Garota de Ipanema, uma estação com tecnologia QR code para liberar a quantidade de água desejada. A ideia para a criação da RefilMe surgiu durante uma viagem das irmãs Isabela e Flávia Vitoi, engenheiras (produção e química), na qual perceberam a quantidade de garrafas plásticas usadas e descartadas. “Isso se repete com a maior parte das pessoas em viagens. Ao voltar para casa, começamos a pensar em como poderíamos ajudar na redução da utilização do plástico”, disse Isabela.
Segundo os parceiros, as estações com tela de mídia digital são resistentes às condições climáticas; o problema é se resistirão às ações humanas. Para usar as estações, basta apontar a câmera do celular para o QR code, fazer um cadastro curto (nome, e-mail e outras informações básicas), selecionar a quantidade de água, aproximar seu copo ou garrafinha e, pronto, água potável, gelada e totalmente de graça! Como publicamos aqui, o Praia Circular, projeto da Orla Rio com a Riotur e a União Europeia, sobre a redução do consumo de plástico na orla carioca, instalou máquinas de venda de água gelada a R$ 1, no Posto 3 e 4, em Copacabana, mas logo foram destruídas, precisando de manutenção periodicamente.