Paulo Mendonça, compositor, dramaturgo e produtor de cinema, lançou seu primeiro livro de fotografia, “Nas Esquinas do Mundo”, com 1oo imagens de músicos de rua, tiradas com o celular, em viagens, nessa quinta (05/12), na Travessa do Leblon. A obra evidencia o caráter universal da música, passando por Rio, Lisboa, São Paulo, Nova York, Paris, Amsterdã, Milão, Roma, Madri, Lima, Berlim, Buenos Aires, Londres, Havana, Machu Picchu, e outras cidades. Comum em suas noites de autógrafos, nomes representativos da Cultura, como disse uma jornalista: “É a melhor fila” – rsrsrsrsrs.
“E se houvesse Pasárgada, lá estaria, com a câmera de seu celular em punho, olhar de lince e ouvido de gato, compondo essa paisagem de sonho com suas fotos, onde quase podemos perceber a música que elas tocam”, disse o diretor de cinema Luiz Carlos Lacerda, que assina o prefácio com o artista plástico Luiz Rosemberg Filho.
Este é o segundo livro de Paulo Mendonça, pelo selo editorial Paraquedas. O primeiro, lançado em 2022, foi “Poemas Insanos”, escrito no período de seu isolamento, à época da covid.
Vice-presidente da Academia Brasileira de Cinema, Paulo é autor de músicas como “Sangue Latino”, maior sucesso dos Secos e Molhados, além de escrever para teatro, e cinema, com destaque para o roteiro de “Pra Frente Brasil”, de Roberto Farias. Fotógrafo autodidata, já produziu muito material para imprensa, publicidade e capas de discos, e exibiu as fotos desse livro na exposição “Músicos de Rua”, no Espaço Talante, em Lisboa, no ano passado.