A roteirista Mariana Vielmond, filha de José Wilker (1944-2014) com a atriz Renée de Vielmond, fez a primeira visita, nesta terça (19/12), às obras do CineCarioca José Wilker, o primeiro cinema de rua de Laranjeiras, previsto para ser inaugurado em seis meses. A sala está sendo construída pela Secretaria de Cultura num prédio anexo à Casas Casadas, onde, por ideia de Wilker, fica a sede da RioFilme, empresa da qual foi presidente. Além de duas salas com 66 lugares, o objetivo é a criação de um memorial com peças e itens que pertenceram ao artista.
“Ele acreditava muito no poder de transformação da empresa dentro do cinema nacional; então eu recebi com essa mesma emoção a notícia de que a Secretaria estava criando o cinema dentro da RioFilme, que eu entendo que é a casa dele”, disse Mariana, ao lado de Marcelo Calero, secretário de Cultura, em visitação guiada pelas obras, que incluem ainda acessibilidade (elevador, rampa e piso tátil), climatização e sistema de segurança.
Também estiveram por lá Eduardo Figueira, diretor-presidente da RioFilme; Marcus Seixas, presidente da Associação de Moradores de Laranjeiras, e representantes do setor audiovisual.
Wilker morreu na mesma data de nascimento de Mariana, 5 de abril, o que para ela é um motivo para celebrar o “renascimento”. Há três anos, Mariana e a irmã, Isabel Wilker, doaram mais de 17 mil itens, entre discos, livros, fitas e DVDs para o Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio.