Foto do dia por um motivo especial: o governador Cláudio Castro sancionou, nessa quinta (21/12), lei que trata dos tombamentos do Caminho Niemeyer e do Mercado Municipal de Niterói.
O Caminho Niemeyer virou patrimônio histórico, cultural, turístico e imaterial do estado do Rio, e o Mercado Municipal, patrimônio cultural, turístico, gastronômico e imaterial, projetos propostos pela deputada Verônica Lima.
O Caminho Niemeyer se estende por 11 quilômetros na região central da cidade, num conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer. “Mais que um reconhecimento ao genial Oscar Niemeyer, é muito importante a preservação desses bens, de inestimáveis valores históricos, arquitetônicos e culturais, para garantir que as futuras gerações também possam conhecer e ter acesso a uma importante parte da história do nosso estado”, diz Cláudio Castro.
Já o Mercado Municipal foi inaugurado em 1938 pelo então presidente Getúlio Vargas. Depois de 40 anos fechado, o prédio histórico passou por obras, com investimentos de R$ 69 milhões, e foi reaberto ao público em julho deste ano.