Depois da polêmica sobre a tentativa de proibir a publicação de fotos do Pão do Açúcar, a concessionária que administra o bondinho decidiu fazer o workshop “Bora Fotografar”, nesta sexta (22/12), para quem visitar a atração. O fotógrafo Igor Helal vai dar dicas de como fazer os melhores registros com o celular, sugerindo ângulos diferentes e ensinando até a fazer edições simples das imagens.
“Quem já esteve lá vai se surpreender com novos lugares para fotografar, e quem nunca foi vai se surpreender ainda mais. Eu estou muito animado pra dividir minha experiência”, diz Helal.
Nas redes, a concessionária Parque Bondinho também publicou o que considera os melhores locais para fotografias, como a escultura de coração na Praça dos Bondes, o Jardim dos Discos e os Mirantes do Gigante e do Guardião da Pedra, com os morros ao fundo.
A polêmica sobre o registro de fotos do Pão de Açúcar começou depois de o Parque Bondinho mandar uma notificação para o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS-Rio), que usou uma imagem do cartão-postal em seu Instagram para divulgar um novo curso da plataforma. O assunto repercutiu nas redes sociais, e a Prefeitura chegou a mandar um ofício para a concessionária, dizendo-se estupefata e pedindo que a empresa se “abstenha de impor restrições ao uso das imagens a qualquer pessoa ou entidade”.
Depois de toda a confusão, a concessionária disse que houve um mal-entendido e que jamais quis proibir a publicação de fotos do lugar.