O Rio vai fazer uma homenagem ao Martinho da Vila com uma estátua de bronze no Boulevard 28 de Setembro, em Vila Isabel, bairro que ganhou fama pelas letras do cantor. A escultura, com desenho ainda em sigilo, está sendo criada pelo carnavalesco Paulo Barros.
A Prefeitura vai investir R$ 355 mil na escultura — no montante, poderia vir junto uma redoma ou algum esquema de segurança mais moderno, porque sabemos que bronze não dura muito por aqui. Depois de tanto o conjunto de Noel Rosa sofrer vandalismo no mesmo bairro, a Prefeitura preencheu a parte interna, que é de bronze (era oca), com concreto, para dificultar o corte e o furto. Instalou também duas câmeras de monitoramento 24 horas.
Homenagem semelhante vai ganhar Zico. Depois de Eduardo Paes ter anunciado que faria uma estátua do craque, como publicado aqui em março, o artista plástico Mário Pitanguy, o mesmo que fez a da bailarina Mercedes Baptista, no Largo da Prainha, foi escolhido para desenvolver o projeto, que deve ficar pronto em abril do ano que vem, e será instalado na Praça Quintino, no bairro em que o Galinho nasceu e cresceu. A escultura terá a altura do craque (1,72 metro), 180 kg e custará R$ 149 mil aos cofres públicos.