O Rio vai ganhar, em breve, mais um espaço de preservação ambiental: o Parque Urbano do Maciço da Preguiça, próximo à Praça Radial Sul, em Botafogo. O projeto havia sido aprovado na Câmara Municipal no mês passado e foi sancionado nesta quarta (08/11) por Eduardo Paes. A ideia partiu da luta de moradores da região e de entidades ecológicas para salvar um corredor florestal.
Liderado pela Associação dos Amigos da Praça Radial Sul, o projeto surgiu em 2021, depois de uma preguiça ter sido filmada fugindo do barulho da construção de um prédio numa área de mata nativa. No mês passado, o grupo chegou a pintar muros e postes a fim de chamar a atenção para importância da aprovação da lei.
“Foi uma bela luta de moradores unidos para salvar um espaço significativo da Mata Atlântica de Botafogo. Já nos organizamos há seis anos, mas a busca da preservação começou há três, quando notamos o animal fugindo; por isso o nome Maciço da Preguiça”, diz Silvana Godoi Câmara, integrante do Amigos da Praça Radial Sul.
“O Parque estará na área de abrangência do Sítio Rio de Janeiro, concedido pela Unesco. Vai unir uma paisagem entre a montanha e o mar, com um belíssimo mirante com vista para a enseada de Botafogo e para o morro do Pão de Açúcar, proporcionando maior acessibilidade ao local para moradores e turistas”, diz a autora do projeto, Tainá de Paula, hoje secretária de Meio Ambiente.
A Associação dos Amigos da Praça Radial Sul chegou a elaborar um miniprojeto de construção do parque com o apoio de ONGs ligadas ao meio ambiente. Agora, a Prefeitura vai fazer estudos para viabilizar toda a infraestrutura e apresentar a proposta final.