Na década de 1930, foi inaugurado, na Avenida Beira Mar, 406, no Centro, o Edifício São Miguel, um exemplar clássico do estilo art déco.
São 12 andares e mais de 100 unidades de uso misto. Possivelmente, na época de sua inauguração, os apartamentos eram somente residenciais. Construído por Leonídio Gomes & Cia., o São Miguel possui uma entrada em diagonal que leva o visitante para um hall gigantesco decorado com mármores escuros e claros. Na portaria, também estão espelhos e luminárias embutidas nas pilastras. Os elevadores, antigos, ainda têm portas pantográficas.
Ao lado da entrada do edifício, foi colocada uma placa indicando que o poeta Manuel Bandeira (1886-1968) viveu nessa construção, entre as décadas de 1940 e 1960. Outro famoso que morou no São Miguel foi o pintor Cândido Portinari (1903-1962), de 1939 e 1942.
Na década de 1940, o pátio em frente ao São Miguel ficava constantemente com lixo acumulado. O ilustre morador Manoel Bandeira acabou escrevendo uma carta-poema para Hildebrando de Góis, prefeito do então Distrito Federal:
“Excelentíssimo prefeito…..
Peço vistoria e revista….
É um pátio, mas é uma via pública
E estando ainda por calçar
Faz a vergonha da república
Junto à Avenida Beira-Mar.”