numero:✓ Fim de semana nos seus lençóis de mil fios, travesseiros de plumas húngaras, um bom sexo, Netflix nos intervalos e ar condicionado no 16 graus. Esqueça social de churrascaria com famílias inteiras, crianças e cunhados chatos. Melhora até o colágeno!
numero:✓ Não dá pra ignorar: nesta sexta, sensação térmica de 59,3° C na Estação de Guaratiba, Zona Oeste, a maior desde 2014, desde que o Sistema Alerta Rio iniciou as medições. No entanto, o que já está a própria fogueira vai ganhar ainda mais lenha, com chance de máxima de 42 graus no sábado, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) – a sensação térmica? No grau do desespero. Para o mesmo dia, a previsão é de aumento no risco de temporais, com muita chuva e ventania, que pode se estender até domingo. Se correr o bicho pega, se ficar…
numero:✓ A gente até brinca, mas o negócio é sério, como disse o biólogo Mario Moscatelli à coluna.
numero:✓ Motivação do dia: beba água para sofrer hidratados. Já bastam as pedras no caminho; vamos evitar nos rins.
numero:✓ De Tutty Vasques: “Calma, gente! Por enquanto é só uma onda. Preparem-se para o ‘tsunami de calor’ que se anuncia para o verão. Mas pense, a onda insuportável de calor é o único assunto que não desperta polarização no Brasil. Ou será que tem gente a favor do inferno?”
numero:✓ Avise ao fígado: vem fimde prolongado aí!
numero:✓
Estão preparados para o caos do show de Taylor Swift? Se você acompanhar seu filho, sobrinho etc., lembre-se: tem a prova de resistência de esperar a abertura dos portões. Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde, ainda alerta para os “swifties” levarem água, sucos de fruta e isotônicos, além de vestir roupas frescas.
numero:✓ Tem mãe que se arrependeu de não ter comprado ingresso para o show de Taylor – ou você aguentaria um adolescente reclamando em looping? Com pistas e arquibancadas esgotadas para os três dias (sexta, sábado e domingo), ainda restam ingressos para um camarote do Engenhão — com comida e bebida liberadas, entre R$ 1.500 e R$ 1.650 no Camarote Star Arena Kids Botafogo, no setor Oeste Inferior, aqui no site oficial do camarote.
numero:✓ Na sexta, a partir das 21h, Alma Thomas apresenta o show “20 anos de Brasil”, no Dolores Club, no Centro.
numero:✓ O quarteto alemão de rock Blind Guardian traz ao Rio a turnê “The God machine”, no Circo Voador, na Lapa, no sábado, a partir das 18h.
numero:✓ O grupo Casuarina celebra Jackson do Pandeiro (1919-1982), no Blue Note, em Copa, no sábado, às 20h.
numero:✓ Jorge Ben Jor apresenta a 2ª edição do “Baile do Ben Jor”, com os maiores hits da sua carreira, no Copacabana Palace (hotel onde o artista mora), no sábado, a partir das 22h.
numero:✓ O The Wailers, os jamaicanos da lendária banda de Bob Marley, participam do “Soul Rebel Music Festival”, na sexta, no Qualistage, em noite que também têm os brasileiros do Ponto de Equilíbrio, a partir das 21h30.
numero:✓ Quatro grandes companhias cariocas se reúnem no Teatro Prudential, na Glória, na segunda semana do “Encontro da Dança – Cias e Coreógrafos”. Com duas horas de duração, o espetáculo a apresentação de Renato Vieira Cia. de Dança, do Espaço Tápias, do Ballet do Theatro Municipal do RJ e da Cia. de Ballet Dalal Achcar. Sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 17h.
numero:✓ O Planetário do Rio comemora 53 anos com festa, a partir das 10h, sábado e domingo, com teatro infantil, sessões de cúpula, roda de música, jogos, oficinas educativas e observação do céu (às 19h). Um dos pontos altos é o Gávea Blues Festival, além de feira gastronômica.
numero:✓ O Multiplicidade, evento idealizado por Batman Zavareze, recebe o projeto NFT.Rio, do Digitaldubs, que leva ao “Futuros – Arte e Tecnologia” uma exposição em colaboração com coleções internacionais de arte digital, sábado e domingo, das 11h às 20h, no Oi Flamengo.
numero:✓ A 28ª Parada do Orgulho LGBT+ acontece no domingo, na praia de Copacabana, com concentração no Posto 5, a partir das 11h, com organização do Grupo Arco-Íris, com trio elétrico, DJs e apresentações artísticas.
numero:✓ O restaurante Feijuca do Mãe Joana, em Botafogo, comemora o Dia da Consciência Negra com domingo de feijoada e pagode ao vivo, a partir das 12h.
numero:✓ Calor pede uma loura gelada! Mais de 40 rótulos de cerveja artesanal vão estar no Festival Cervejeiro Carioca, no Parque das Figueiras, na Lagoa, que inclui ainda gastronomia, moda, design e música, no sábado e domingo, das 12h às 22h.
numero:✓ Mais de 15 cervejeiros rurais de várias regiões oferecem mais de 50 rótulos no “Fermenta!”, na sede da Junta Local, no Centro (Rua do Mercado, 35), no sábado, a partir das 14h.
numero:✓ A feira gastronômica francesa “Rio Je t’aime” chega ao Reserva Cultural, em Niterói, com aulas-show para crianças (sáb e dom, às 16h) e adultos (às 17h), por chefs do Le Cordon Bleu. Música e tango completam a programação de sábado e domingo, a partir das 11h.
numero:✓ O Rock Beer Festival, com cerveja artesanal e rock n’ roll, agita o Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, no sábado e domingo, das 12h às 22h.
numero:✓ O complexo gastronômico Be+Co, em Botafogo, comemora 5 anos com nova carta de drinques e roda de samba de Gabriel da Muda no domingo, a partir das 17h.
numero:✓ No Horto, tem a feirinha de pequenos produtores “Prosa Curadoria”, do Prosa na Cozinha, com barraquinhas na rua, sábado e domingo, a partir de 12h.
numero:✓ Os espectadores costunam sair extasiados de “Elis, a musical”, espetáculo com direção de Dennis Carvalho, em edição comemorativa dos 10 anos de estreia da peça em homenagem à cantora gaúcha, com Laila Garin no papel principal, no Teatro Riachuelo, Centro, sábado, às 16h e 20h, e domingo, às 18h.
numero:✓ “Funny girl — A garota genial”, que ganhou crítica de Claudia Chaves na coluna, sucesso com Barbra Streisand nos anos 1960, traz Giulia Nadruz, Eriberto Leão e mais 20 atores, no Teatro Casa Grande, Leblon, sábado, às 17h e 20h30, e domingo, às 18h30.
numero:✓ “Gente de bem” é a estreia do jornalista e escritor João Ximenes Braga no teatro, com seis contos do seu livro “Necrochorume”, dom direção de Adriana Maia, encenados pela a Cia. Comparsaria Teatral, com personagens e situações típicas da classe média brasileira, no CCBB, sábado, às 19h, e domingo, às 18h.
numero:✓ Bruce Gomlevsky estreia nova montagem de “O Tartufo”, do texto de Molière com o Coletivo Descalço, em versão mais contemporânea, com elementos do funk carioca e audiovisuais, no Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro, sábado e domingo, às 19h.
numero:✓ No mundo das artes, com curadoria de Max Perlingeiro e consultoria de Bené Fonteles, artista plástico, poeta e amigo de Rubem Valentim (1922-1991), a mostra “Rubem Valentim — Sagrada geometria” reúne, em quatro salas, 75 obras, entre pinturas, desenhos e objetos do artista, na Pinakotheke Cultural, em Botafogo. Veja quem passou pela noite de abertura.
numero:✓ A mostra “Marcelo Conceição: deslocamentos e travessias” apresenta a trajetória do artista através de mais de 100 obras. Conceição viveu por 11 anos nas ruas do Centro e Zona Sul e, a partir de objetos achados em calçadas e avenidas, começou a construir esculturas, no Museu do Pontal, na Barra, a partir deste sábado.
numero:✓ No cinema, estreou o esperado “Jogos vorazes — A cantiga dos pássaros e das serpentes”, na trama que acompanha Coriolanus Snow em seus 18 anos, antes de virar presidente do Panem. No elenco, Viola Davis e direção de Francis Lawrence, que também comandou os últimos três filmes da saga; e também “How to have sex”, drama vencedor do Un Certain Regard no Festival de Cannes, escrito e dirigido por Molly Manning Walker; e também o doc “Nelson Pereira dos Santos — Vida de cinema”, uma celebração à trajetória do diretor, com direção de Aída Marques e Ivelise Ferreira, viúva do cineasta; e “Cafi”, dirigido por Lírio Ferreira e Natara Ney, percorrendo os 40 anos de trabalho do fotógrafo recifense Carlos Filho (1950-2019), autor de capas icônicas de álbuns da MPB. Para mais salas, títulos e gêneros, clique aqui.
numero:✓ Existem aquelas pessoas que, quando bebem, ficam ricas. Você é desse tipo, que saca o cartão pra pagar a rodada dos amigos num bar, boate, restaurante, mesmo sem crédito? Se beber, escolha ficar em casa mesmo — mas bloqueie a Internet para não correr o risco de fazer comprinhas online.
numero:✓ Para refletir, do físico Stephen Hawking: “A falha humana que eu mais gostaria de corrigir é a agressividade. Ela pode ter sido uma vantagem na época dos homens das cavernas, para que eles pudessem obter mais comida, território ou uma parceira com quem se reproduzir, mas, agora, ela ameaça destruir todos nós. A empatia é o que nos une, de forma amorosa e pacífica”.