Os velejadores Lars e Torben Grael comemoram 25 anos do projeto homônimo com uma regata, em Niterói, neste sábado (11/11). Criado para democratizar o esporte à vela e dar oportunidades a crianças e jovens carentes, o Projeto Grael, além de ensinar esportes náuticos, oferece oficinas, que vão desde a manutenção até instalações eletroeletrônicas para barcos, proporcionando uma base para a carreira no setor marítimo.
A regata será na Praia de Jurujuba e são esperados cerca de 300 competidores. Os irmãos Grael vão participar, além de nomes importantes da vela que já passaram pelo projeto, como Gilcimar Percílio, Alisson Santiago e Demóstenes Queiroz.
Ao longo dos 25 anos, mais de 20 mil pessoas já passaram pelo projeto e 5 mil jovens já entraram no mercado de trabalho depois de participarem das atividades esportivas e educacionais da instituição. Atualmente, o projeto atende mil alunos da rede pública.
“Chegar aos 25 anos do Projeto Grael é um marco incrível repleto de histórias de dedicação e superação. Ver os velejadores, desde os fundadores até os alunos atuais participando desta festividade é testemunhar o impacto que o projeto tem na vida de tantos jovens. A vela é mais que um esporte, é uma ferramenta de transformação “, diz o velejador Torben Grael.