Andreza Gomes, mãe da gari Simone Gomes, da Comlurb, fez um apelo ao prefeito Eduardo Paes nesta segunda (20/11), no “X” (antigo Twitter), pedindo que, durante esse “apocalipse” carioca, os garis trabalhem nas ruas com o uniforme de praia, que é mais leve. Durante o anúncio do “Plano Verão”, na última semana, entre as medidas, consta a liberação de calças e bermudas na altura dos joelhos para servidores municipais, mas os garis não foram incluídos.
O prefeito respondeu: “Oi, Andreza, mensagem registrada e cobrei do Flávio Lopes, presidente da Comlurb, uma posição para mudarmos. Ele respondeu algo sobre as complexidades por parte do pessoal da ‘segurança do trabalho’. Disse que tinha feito o estudo no início do ano, e a posição era que não. Mas, na semana passada, ele pediu para estudar novamente o assunto. Deve ter uma posição na terça (21/11)”.
O uniforme laranja, que parece pesado até para quem não usa, tem proteção UV na composição do tecido, protege contra estilhaços, chorume e outros riscos. Os garis das ruas precisam de proteção, e os que trabalham em prédios, escolas ou praias, não.
Flávio viu a postagem, ligou para Simone, perguntou o que a incomodava no uniforme e prometeu rever a situação e suavizá-lo, mantendo o controle de segurança. Além de o uniforme ser um EPI (equipamento de proteção individual), a empresa oferece chapéu, óculos e protetor solar.