O que era uma expectativa já virou realidade. O “The World’s 50 Best Restaurants”, que vai consagrar os 50 Melhores Restaurantes da América Latina, já dá o ar da graça no Rio, onde acontece a famosa cerimônia de premiação na terça (28/11), em noite de gala no Copacabana Palace. Até lá, uma série de eventos paralelos intensifica a estreia do Brasil como anfitrião do evento, tendo Rosa Moraes como presidente — uma das responsáveis pela estreia da festa no país e, inclusive, quem implantou o primeiro curso de gastronomia do Brasil em 1999, na Universidade Anhembi Morumbi de São Paulo. Um timaço de chefs do mundo inteiro vem aí, alguns para cozinhar ao lado de craques cariocas. E você pode garantir um lugar à mesa.
No sábado (25/11), Nathalie Passos abre o seu vegetariano Naturalie Bistrô para dois chefs visitantes. O primeiro é Álvaro Clavijo, de Bogotá, cujo moderno restaurante colombiano, El Chato, vem ganhando cada vez mais elogios: o 33º lugar no ranking dos 50 melhores restaurantes do mundo em 2023. A segunda é Tássia Magalhães, uma das chefs mais promissoras do Brasil, atrás do Nelita, de inspiração italiana, em São Paulo, que estreou na 39ª posição na lista do Latin America 50 Best em 2022. Reservas através de [email protected]
No domingo (26/11), o estrelado Oteque, de Alberto Landgraf (de frutos do mar, que combina produtos locais com inspiração internacional) recebe duas potências culinárias. Uma delas é Pía León — a melhor chef feminina do mundo em 2021, que comanda o aclamado Kjolle de Lima, junto com a metade da equipe por trás do Central, eleito o número 1 do mundo em 2023. O outro é o mexicano Santiago Lastra, que fez sucesso em Londres, com Kol, o restaurante contemporâneo que conquistou o 23º lugar no mesmo ranking. [email protected].
Na mesma data (26/11), no Fairmont, um encontro no pôr do sol (17h) promete colocar Brasil, Argentina e França no mesmo prato. O chef brasileiro Thomas Troisgros (Toto e Oseille) divide o fogão com o francês (e titular do hotel) Jérôme Dardillac para receber Tomás Kalika, do Mishiguene, em Buenos Aires (15º lugar na lista de 2022), e Tomás Bermúdez, do La Docena, México (42 no mesmo ranking). No cardápio? Frutos do mar, ostras, lulas… Ingressos no site.
Na quarta (29/11), será a vez de o novo Lasai Eventos, do anfitrião Rafa Costa e Silva, ser palco de um jantar em celebração à amizade, recebendo o mentor de Rafa em seus anos de formação na Espanha — o vencedor do Icon Award 2023, Andoni Luis Aduriz, do Mugaritz, de San Sebastian. Para completar o trio, outro ex-aluno de Mugaritz, Rodolfo Guzmán, do Boragó, em Santiago. Este último, já visitado por este jornalista, é um restaurante hipersustentável e ultracriativo. Nada de música nem firulas decorando o salão: foco total na comida à base de flores e sabores dos Andes. Nada mais! Não à toa, o 10º lugar na lista de 2022. lasai.com.br
Ainda na noite de 29/11, Roberta Sudbrack — Melhor Chef Feminina da América Latina em 2015 — abre as portas do Sud, O Pássaro Verde para Janaína Torres Rueda (a última ganhadora do mesmo título) e Narda Lepes, do restaurante Narda Comedor, de Buenos Aires (ela mesma, Melhor Chef Feminina da América Latina em 2020), defensora de uma alimentação saudável. A trinca feminina promete ingredientes orgânicos de pequenos produtores e técnicas tradicionais, incluindo cozimento em forno de barro. Para harmonizar, os coquetéis de Inés de los Santos, do CoChinChina, de Buenos Aires, o 26º entre os 50 Melhores Bares do Mundo de 2023. Informações no (21) 97383-6725 (WhatsApp). Tem para todos os gostos, para bolsos generosos.