Este mês faz um ano da morte de Gal Costa. Em sua homenagem, o Mundo Bita (de entretenimento infantil criado pelo músico pernambucano Chaps Melo) e Gilberto Gil lançam, no YouTube, na quinta (09/11), no clipe “Barato Total”, com áudio original da gravação do disco “Cantar”, de 1974, cedido pela gravadora Universal Music, um vídeo em que Gal é personagem da animação. É o quarto e último clipe do projeto “Rádio Bita Especial Gilberto Gil”.
“Se você está contente, tanto faz o frio, tanto faz o quente, tanto faz que eu me esqueça do meu compromisso com isso e aquilo que aconteceu há dez minutos — essa dissolução do tempo, numa fluência que é atemporal, acima de todas as coisas, todas as dimensões… Essa foi uma das coisas que fez com que a Gal fosse atraída por essa música. Que bom que a juventude vai poder conhecer”, diz Gil.
“Tínhamos uma vontade enorme de gravar com a Gal. Até tentamos, mas a pandemia atrapalhou os planos. Hoje não é mais possível fazer uma gravação inédita com ela, mas, quando contamos a Gil sobre a ideia da homenagem, ele achou ótimo usar a voz original”, conta Chaps, criador do Bita.