A cravista Rosana Lanzelotte lançou, nessa sexta (10/11), “Já raiou a liberdade — D. Pedro I compositor e a música de seu tempo” (Editora Capivara), na Travessa de Ipanema. “Já falaram tão mal de D. Pedro que eu resolvi enaltecer seu lado músico”, disse ela, que fez uma pesquisa de quatro anos em bibliotecas do Brasil, França, Portugal e Áustria, sobre as composições do autor do Hino da Independência, como as primeiras valsas de 1816, com influência do pianista austríaco Sigismund Neukomm.
Foram publicadas todas as músicas conhecidas de D. Pedro no portal Musica Brasilis, criado por Rosana em 2009 e todas que aparecem publicadas podem ser ouvidas através de QR Code. “É um livro sobre música e História. Por isso, nada mais adequado do que sugerir que o leitor ouça os repertórios”, conta a autora.
No dia 25 de novembro ela lança na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), local de embarque e desembarque para a família real portuguesa em várias ocasiões e até hoje, já que um dos moradores é o fotógrafo Dom João de Orleans e Bragança, tetraneto de D. Pedro I.