A advogada Luíza Lucas Bruxellas, mestre em Direito Regulatório, além de defensora dos direitos das mulheres e dos animais, lançou seu primeiro livro, “O Marco regulatório do Lobby no Brasil”, nessa quinta (09/11), na Argumento do Leblon, resultado de dos dois anos de pesquisa na FGV, onde concluiu mestrado no ano passado.
Passaram pela livraria nomes do mundo jurídico e político, como Carlo Caiado, presidente da Câmara de Vereadores, Joyce Trindade, secretária de Mulheres, e até ex-primeira dama do estado — Adriana Ancelmo (ex-mulher de Sérgio Cabral por 14 anos), com o namorado, Sérgio Corrêa, 55 anos, advogado especializado em direito do trabalho.
O interesse de Luiza pelo lobby começou há mais de 10 anos, quando estudou num colégio tradicional nos EUA, e a publicação vai fundo numa análise técnica e imparcial sobre o tema ainda pouco estudado no Brasil. “Chegar até aqui requereu um estudo árduo, denso. E ouvir tanta gente com afinidade de ideias e com o desejo de ver uma política melhor, mais transparente e democrática me motiva”, disse ela, que pretende ajudar a acabar com o estigma de marginalidade que envolve o lobby no Brasil – por falta de regulação da atividade, o lobista é frequentemente associado à corrupção.