A 20ª edição do evento de arquitetura Morar Mais Rio escolheu como sede a espetacular Escola Casa Maternal Mello Mattos, há mais de um século no número 80 da Rua Faro, no Jardim Botânico.
A residência principal, inaugurada em 1924, estará aberta ao público para um evento pela primeira vez, entre 19 de outubro e 26 de novembro. Ela foi erguida dentro do antigo Engenho Del Rey, uma propriedade de 45 mil m2 com uma linda vista para o Cristo Redentor, Lagoa Rodrigo de Freitas e parte da Zona Sul carioca. Nesse mesmo terreno, está a Capela de Nossa Senhora da Cabeça, a primeira capela construída no Rio de Janeiro, entre os anos de 1603 e 1607. A capela será aberta ao público todas as quartas-feiras, às 15h e às 17h, para grupos de até 15 pessoas.
A Casa Maternal Mello Mattos, administrada pelas Irmãs Carmelitas Descalças Servas dos Pobres, funciona há décadas como uma creche-escola para crianças. As salas de aula foram isoladas na construção atrás do casarão principal até o final do evento, que irá devolver o imóvel pintado e restaurado. O tema do Morar Mais Rio 2023 é a “Tiny House”, com um conceito de casas pequenas e sustentáveis. São 40 ambientes e 53 profissionais envolvidos.
A visitação acontece de terça a domingo, das 12h às 20h (21h, sexta e sábado), até o dia 26 de novembro. Informações sobre os ingressos, nas redes sociais do Morar Mais Rio.