numero:✓ Ok. Pela previsão, não chove, mas o céu segue nublado, e os termômetros não passam de 23/24 graus no fim de semana, ou seja, você treinou até cansar e não vai mostrar esse corpinho!
numero:✓ A cantora e violinista Badi Assad faz show do álbum “Ilha”, com sua mistura de pop, jazz e sons étnicos e uma parceria com Chico César (“Do silêncio veio o som”), no Manouche, Jardim Botânico, na sexta, às 21h.
numero:✓ Um fim de semana com saúde, felicidade, colágeno e a serenidade do Geraldo Alckmin — rsrsrsrrs.
numero:✓ Brasilidade purinha no festival “Clássicos do Brasil”, na Marina da Glória, de sexta a domingo (20 a 22/10), a partir das 17h, com nomes, como Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Chico César, Alceu Valença, Nação Zumbi, Lenine e Orquestra Petrobrás Sinfônica, Vanessa da Mata, Paulinho Moska, Zeca Baleiro, Mart’nália e Orquestra Petrobras Sinfônica, dentre outros. A programação está aqui.
numero:✓ Não adianta pensar em futurofobia, cola na plenitude de? De quem? De uma dança encoxada no fim de semana — rsrsrs!
numero:✓ George Israel faz o “Baile do George”, no Blue Note, na sexta, às 22h30.
numero:✓ Haja cota de sofrimento! Tente tirar a guerra do seu campo de reflexão, esqueça o noticiário, corra para o streaming: a série David Beckham, com elogios generalizados, são quatro episódios de 60 minutos, com clima de novela.
numero:✓ Na mesma Netflix, o inesquecível “Me chame pelo seu nome”, de 2017, com Timothée Chalamet e Armie Hammer, para quem gosta de uma linda história de amor.
numero:✓ Já no dia seguinte, na mesma casa de jazz, a partir das 20h, Jaques e Paula Morelenbaum apresentam “Só Caetano”, show em que exploram o repertório de Caetano, com participação de Moreno Veloso.
numero:✓ Do @OCriador: “Lembrando que de nada adianta ir à missa no domingo e ser babaca o resto da semana, certo?”
numero:✓ “Com certeza, agora eu posso dizer que a vida e a carreira começam aos 40. Enquanto tiver rock, eu tô rebolando e enquanto eu tiver rebolando, vai ter rock”, disse Leo Jaime à coluna, sobre o show que comemora suas quatro décadas de carreira, numa “Festabaileshow”, com participação de João Penca e seus miquinhos amestrados e Eduardo Dussek, no Qualistage, na Barra, no sábado, às 21h30.
numero:✓ De Tutty Vasques: “Réu em mais uma ação criminal, Thiago Brennand entrou na disputa pelo prêmio ‘A Má Notícia em Pessoa 2023’. Concorre com Carla Zambelli, Mauro Cid, Bruno de Luca e Marcius Melhem – não necessariamente nessa ordem”.
numero:✓ A pianista Licia Lucas, dentro da série “Música no Museu”, toca clássicos de Baldassare Galuppi, Johannes Brahms, Louis Moreau Gottschalk e do brasileiro Heitor Villa-Lobos, na Casa Museu Eva Klabin, na Lagoa, sábado, às 17h.
numero:✓ Se você é daqueles que só saem junto com o sol, sintonize no streaming. Em vez de relaxar, se quiser grudar no teto, dá o play em “Depois da Cabana”, adaptação do livro Liebes Kind (“Querida Criança”, da autora alemã Romy Hausmann, uma das séries mais comentadas da Netflix nos últimos meses). O drama psicológico mostra a investigação do caso de uma mulher e dois filhos que ficaram presos em um cativeiro por anos.
numero:✓ O carnaval chega antes, com a “Micareta Rio”, sexta, sábado e domingo, a partir das 16h, com shows de Claudia Leitte com Gloria Groove e Alinne Rosa, seguidas pela festa Oculto (sex); Ivete Sangalo com Pedro Sampaio e Babado Novo, depois a festa Joy (sáb); e Daniela Mercury comemora 40 anos de carreira com Ivete Sangalo, Luísa Sonza e os grupos Ilê Aiyê, Olodum e Didá, seguidos pela festa Black (dom), na Praça da Apoteose.
numero:✓ Um septeto de cantores-instrumentistas une Beatles e o Clube da Esquina no show “Para Lennon e McCartney”, no Teatro Casa Grande, Leblon, no domingo, às 18h.
numero:✓ O duo argentino Perotá Chingó, com Julia Ortiz e Lola Aguirre, volta ao Rio para show que inclui batidas eletrônicas às suas músicas acústicas com raízes latino-americanas, no Circo Voador, domingo, a partir das 18h.
numero:✓ Tom Speight, cantor inglês elogiado por Paul McCartney, faz show de lançamento do seu terceiro álbum, “Love&Light”, no Manouche, JB, no sábado, às 21h.
numero:✓ O festival “Mira na Diversidade” vai tomar os pilotis do MAR, sábado e domingo, no fim de tarde, com Youn convida Mahmundi e Azula convida Mel; Kae Guajajara convida Bia Ferreira.
numero:✓ No mesmo MAM, espetáculo “Jongo Mamulengo”, que conta a história do jongo e do samba, com passagens estruturadas no teatro de marionetes nordestinas, no sábado, às 11h.
numero:✓ A Cachaça Pindorama lança a “Cobra coral”, no domingo, na Feira de São Cristóvão. A marca tem a qualidade do alambique da Fazenda das Palmas — comandado pela família Almeida Braga —, com lotes de cachaça curados e adquiridos em outros alambiques do Brasil. O evento acontece na Gaspar Cachaçaria, a partir das 14h.
numero:✓ Nos palcos, “Temperos de Frida”, uma dramaturgia costurada com os trechos marcantes da vida de Frida Kahlo, suas frases provocadoras mescladas com grandes músicas mexicanas, todas cantadas ao vivo, no Teatro Café Pequeno, no Leblon, sábado, às 19h.
numero:✓ Clarice Niskier está com “A alma imoral”, baseada em livro de Nilton Bonder, no Teatro dos Quatro, no Shopping da Gávea, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ “Gay Card”, a versão brasileira do musical americano, de Jonathan Keebler, sobre desafios enfrentados por um jovem gay, está no Teatro Cesgranrio, Rio Comprido, sábado, às 19h30, e domingo, às 18h.
numero:✓ O suspense “Luz vermelha”, direção de Sérgio Fonta, se passa na Lapa, onde personagens sem esperança travam uma disputa de poder em meio a conflitos e paixões, no Teatro Brigitte Blair, em Copa, sábado, às 20h30, e domingo, às 19h30.
numero:✓ “Mãe fora da caixa” tem apresentações no sábado, às 20h, e domingo, às 11h e 19h, no Teatro Fashion Mall, em São Conrado. Com direção de Joana Lebreiro, Miá Mello estrela a comédia sobre memórias e pensamentos de uma mãe frente à possibilidade de uma nova gestação.
numero:✓ Vera Fischer está com “Quando eu for mãe, quero amar desse jeito”, no Teatro Multiplan, no VillageMall, na Barra, só sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ Em “Virginia”, direção de Amir Haddad, Cláudia Abreu apresenta o monólogo sobre a vida e a obra da autora inglesa Virginia Woolf, no Teatro PRIO, no Jockey, na Gávea, sábado, às 20h, e domingo, às 19h.
numero:✓ No Centro, vários lugares podem te interessar, como o Al Farabi (Rua do Mercado, 34), mistura de sebo, bar e casa de shows, apelidado de Alfa entre os íntimos, reaberto em julho, depois de seis anos fechado. Aos sábados, o samba toma conta a partir das 14h, com o projeto Roda na Rua, que esta semana recebe o grupo 4×1.
numero:✓ O Mercado Central e Solar dos Abacaxis está num só endereço, no Centro (Rua do Senado), no antigo complexo de casarões da Fábrica Granado. No Solar, está em cartaz a mostra “Vida transbordante e os desejos do mundo” e, no sábado, a partir das 12h, roda de conversa, visitas guiadas e oficinas.
numero:✓ O Complexo Portinho pode ser bom para quem está pelas proximidades da Praça Mauá, instalado num dos enormes galpões de frente para o Píer Mauá. Plaquinhas coloridas na fachada indicam o caminho do espaço com gastronomia, arte, música e eventos. Diariamente, das 8h às 22h.
numero:✓ Acontece a ExpoRio Turismo, à beira da Lagoa, no Lagoon e, além de palestras e estandes de muitas cidades do estado, shows de Toni Garrido (sáb, às 20h30) e Monobloco (dom, às 19h30), gastronomia, feira de artesanato, canoa havaiana, tirolesa e simulação de voo de asa delta. Para as crianças, dinossauros do Parque Terra dos Dinos (de Miguel Pereira).
numero:✓ Domingo é dia da “Feira do Samba”, no Aterro do Flamengo (na altura da Rua Tucumã), com roda (às 15h) e shows (às 18h), além de estandes de moda, artesanato, gastronomia e cervejas.
numero:✓ O Gitan Jazz Fest embala a Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, com música, gastronomia e coquetelaria, sábado e domingo, a partir do meio-dia. No encerramento, shows de Toni Garrido e da Banda Vitória Régia, com repertório em homenagem a Tim Maia.
numero:✓ Depois de uma temporada no Parque Lage, o Festival Ópera na Tela vai para as telas do Estação Net Rio, em Botafogo, com sessões a custo zero dos filmes das quatro obras do ciclo “O Anel dos Nibelungos”, de Wagner — sempre aos sábados, até 11 de novembro. Programação aqui.
numero:✓ O Vibra Open Air, no Jockey, chega ao seu último fim de semana com filmes, shows e festas. A programação está aqui.
numero:✓ Neste fim de semana, o Orquidário do Jardim Botânico recebe a exposição “Orquídeas na Primavera”, com o tema “a beleza e a variedade das Vandas”, organizado pela OrquidaRio – Associação de Orquidófilos do Rio. Na programação, oficinas, cursos e palestras, além dos estandes de venda de orquídeas e insumos.
numero:✓ Nesta sexta, que tal uma festa daquelas? Então, a “Alento”, do DJ Rodrigo Penna (do Bailinho), vai transformar o saguão do Estação Net Rio, em Botafogo, em pista, dividindo o som com Helen Sancho e Sany Pitbull, a partir das 23h30. Já no dia seguinte, o mesmo espaço ganha cenário de Halloween, com uma edição temática da festa “Me Chama de Pop”, a partir das 23h.
numero:✓ A Morar Mais Rio, evento de arquitetura e decoração, acontece num casarão histórico construído em 1924, onde fica a Casa Maternal Mello Mattos, no Jardim Botânico (Rua Faro, 80), aberto pela primeira vez ao público. São 40 ambientes decorados e o terreno, com 45 mil m², abriga ainda a primeira capela do estado, de 1603. Sábado, a partir do meio-dia.
numero:✓ No Museu da Chácara do Céu, em Santa Teresa, a “Sensações: pintura gestual chinesa”, do artista chinês Mzyellow com obras que dialogam com as tradições milenares da caligrafia e da tinta sobre papel de arroz; e “Os amigos da gravura”, de Herbert Sobral, indicado ao Prêmio PIPA 2023, do meio-dia às 17h. Aproveite a linda vista!
numero:✓ A Galeria Z42 Arte, no Cosme Velho (Rua Filinto de Almeida, 42), inaugura a mostra “Meu mundo caiu — Outros países na coleção do Mian”, com um recorte inédito de obras de 120 artistas internacionais que integram o acervo do Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil, fechado em 2016, por falta de recursos. A Curadoria é de Ulisses Carrilho. Sábado, das 11h às 17h.
numero:✓ “O rio (e o voo) de Amélia no Rio”, dedicada ao período em que Amélia Toledo (1926–2017) viveu na cidade carioca, entre os anos 1970 e 1980, quando criou a chamada “abstração ecológica”, está na Galeria Nara Roesler, em Ipanema, com mais de 50 trabalhos da artista, entre pinturas, esculturas, objetos, aquarelas, serigrafias e desenhos.
numero:✓ No telão, estrearam: “97 minutos”, com Alec Baldwin e Jonathan Rhys Meyers, na história de ação sobre um avião sequestrado e prestes a cair por falta de combustível; “Assassinos da lua das flores” é o novo longa de Martin Scorcese, estrelado por Leonardo diCaprio, que tem como ponto de partida o livro homônimo de David Grann, a partir de registros do FBI, e narra a eliminação de uma tribo de indígenas em Oklahoma, nos EUA, durante os anos 1920. Lily Gladstone e Robert de Niro completam o elenco; “Elas por elas”, dirigido por sete mulheres e indicado ao Oscar de canção original, em sete episódios focados na diversidade feminina diante e por trás das câmeras. No elenco, Juliette Binoche, Marcia Gay Harden e Eva Longoria; “Nyad” tem no elenco Annette Bening e Jodie Foster para contar a trajetória da nadadora de maratonas Diana Nyad. Aos 64 anos, ela se tornou a primeira pessoa a concluir o chamado “Everest da natação”, ao nadar 177 quilômetros em mar aberto perigoso, de Cuba à Flórida, em 53 horas. Para mais atrações, salas, gêneros, clique aqui.
numero:✓ Para refletir, da humanista indiana Amma (Mātā Amritanandamayī Devi): “Precisamos desenvolver uma atitude voltada para servir, a fim de nos tirar da nossa órbita de egoísmo.”